Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8807
Title: Tradução e ensino de língua inglesa: uma abordagem funcionalista.
Other Titles: English language translation and teaching: a functionalist approach.
???metadata.dc.creator???: BARROS, Wanderlucy Ferreira Parnaíba.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRAGA, Elionaldo Menezes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
Keywords: Tradução;Língua Inglesa;Tradução- teoria funcionalista;Tradução- ensino e aprendizagem;Translation;English language;Functionalist theory translation;Translation- teaching and learning
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARROS, Wanderlucy Ferreira Parnaíba. Tradução e ensino de língua inglesa- uma abordagem funcionalista. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por objetivo principal mostrar o papel da tradução no ensino/aprendizagem de Língua Inglesa (LI) nos dias de hoje. Em primeiro lugar, é mostrado um panorama geral de momentos históricos que marcaram o ensino de línguas no Brasil. Em seguida, é apresentada uma síntese dos principais métodos e abordagens que foram adotados, na tentativa de sistematizar o ensino de LI, com foco na marginalização da tradução. Por fim, com base na Teoria Funcionalista de Nord (1991) Vermeer (1984), Reiss (1984) e nos pressupostos teóricos de estudiosos de outras correntes linguísticas como: Leffa (1988), Cook (1998), Oliveira (2014), Branco (2011), são apresentadas atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula e que demonstram a importância dessa ferramenta no ensino/aprendizagem de LI.
Abstract: This paper has as main goal to show the role of translation in the teaching/learning of the English Language (EL) today. Firstly, it is shown an overview of the historical moments which marked language teaching in Brazil. Then, it is presented a synthesis of the main methods and approaches that have been adopted, in the attempt of systematizing the teaching of the EL, with a focus on the exclusion of translation. Finally, based on the Functionalist Theory of Nord (1991), Vermeer (1984), Reiss (1984) and on the theoretical assumptions of researchers of other linguistic branches, such as Leffa (1988), Cook (1998), Oliveira (2014), Branco (2011), it is presented activities that may be applied in the classroom which demonstrate the importance of this tool in the teaching/learning of the EL.
Keywords: Tradução
Língua Inglesa
Tradução- teoria funcionalista
Tradução- ensino e aprendizagem
Translation
English language
Functionalist theory translation
Translation- teaching and learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras- Língua Inglesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8807
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WANDERLUCY FERREIRA PARNAIBA BARROS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS-LÍNGUA INGLESA. 2016.pdfWanderlucy Ferreira Parnaíba Barros. TCC. Licenciatura em Letras- Língua Inglesa. 2016.413.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.