Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8807
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
dc.contributor.advisor1IDALVES, Francisco F. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5316518360205698pt_BR
dc.contributor.referee1BRAGA, Elionaldo Menezes.
dc.contributor.referee2QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo principal mostrar o papel da tradução no ensino/aprendizagem de Língua Inglesa (LI) nos dias de hoje. Em primeiro lugar, é mostrado um panorama geral de momentos históricos que marcaram o ensino de línguas no Brasil. Em seguida, é apresentada uma síntese dos principais métodos e abordagens que foram adotados, na tentativa de sistematizar o ensino de LI, com foco na marginalização da tradução. Por fim, com base na Teoria Funcionalista de Nord (1991) Vermeer (1984), Reiss (1984) e nos pressupostos teóricos de estudiosos de outras correntes linguísticas como: Leffa (1988), Cook (1998), Oliveira (2014), Branco (2011), são apresentadas atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula e que demonstram a importância dessa ferramenta no ensino/aprendizagem de LI.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras- Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleTradução e ensino de língua inglesa: uma abordagem funcionalista.pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractThis paper has as main goal to show the role of translation in the teaching/learning of the English Language (EL) today. Firstly, it is shown an overview of the historical moments which marked language teaching in Brazil. Then, it is presented a synthesis of the main methods and approaches that have been adopted, in the attempt of systematizing the teaching of the EL, with a focus on the exclusion of translation. Finally, based on the Functionalist Theory of Nord (1991), Vermeer (1984), Reiss (1984) and on the theoretical assumptions of researchers of other linguistic branches, such as Leffa (1988), Cook (1998), Oliveira (2014), Branco (2011), it is presented activities that may be applied in the classroom which demonstrate the importance of this tool in the teaching/learning of the EL.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8807
dc.date.accessioned2019-11-04T10:36:48Z
dc.date.available2019-11-04
dc.date.available2019-11-04T10:36:48Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTraduçãopt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.subjectTradução- teoria funcionalistapt_BR
dc.subjectTradução- ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTranslationpt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subjectFunctionalist theory translationpt_BR
dc.subjectTranslation- teaching and learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Wanderlucy Ferreira Parnaíba.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnglish language translation and teaching: a functionalist approach.pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Wanderlucy Ferreira Parnaíba. Tradução e ensino de língua inglesa- uma abordagem funcionalista. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WANDERLUCY FERREIRA PARNAIBA BARROS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS-LÍNGUA INGLESA. 2016.pdfWanderlucy Ferreira Parnaíba Barros. TCC. Licenciatura em Letras- Língua Inglesa. 2016.413.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.