Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8808
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCARVALHO, M. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7199319452022006pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA JUNIOR, Nelson.pt_BR
dc.contributor.referee1QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.contributor.referee2SILVA, Fabione Gomes da.
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a novela O Médico e o Monstro (1886), do escritor escocês Robert Louis Stevenson (1850-1894), sob a perspectiva do gótico. Desde suas primeiras manifestações literárias, o gótico se caracteriza por questionar tabus e traumas culturais arraigados na sociedade, encarnando temores vigentes através duma poética de terror que amedronta ao mesmo tempo em que atrai e faz refletir. Nesse sentido, observa-se que a obra-prima de Stevenson se utiliza de elementos góticos para trazer à baila assuntos controversos e problemáticos em relação aos últimos anos de reinado da Rainha Vitória, momento em que a novela foi publicada. O fin de siècle britânico foi um período de conturbadas revoluções e profundas mudanças que abalaram as estruturas sociais, políticas e econômicas do país, pondo em xeque noções até então cristalizadas de humanidade, progresso e ciência. Nesse contexto, além de ressaltar aspectos do gótico, este trabalho mostra como a estética gótica é utilizada na narrativa para retratar criticamente anseios que rondavam a mente dos ingleses na época, muito em função do estado cambaleante em que se encontravam o império britânico e a sociedade inglesa oitocentista e da ascensão de teorias revolucionárias, o que reforçava a contraposição entre o “aceitável” e o “repelido” socialmente, exigindo padrões de comportamento morais restritos se se quisesse ter prestígio ante a sociedade. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica, ancorada em teóricos que versam sobre temáticas relacionadas ao gótico em suas mais variadas manifestações ao longo do tempo, tais como Hogle (2002), Clery (2002), Warwick (2007), Hurley (2002), Vasconcelos (2002), entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras- Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleO gótico vitoriano do fin de siècle em O Médico e o Monstro.pt_BR
dc.contributor.advisor1ILatteshttp://lattes.cnpq.br/4132315893586224pt_BR
dc.date.issued2018-12-10
dc.description.abstractThis work aims to analyze the novella Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (1886), by the Scottish writer Robert Louis Stevenson (1850-1894), from the perspective of the Gothic. From its first literary manifestations, the Gothic is characterized by questioning taboos and cultural traumas rooted in the society, embodying prevailing fears through a poetics of terror that frights at the same time that it attracts and makes reflect. In this sense, it is observed that Stevenson's masterpiece uses Gothic elements to bring up controversial and problematic issues in relation to the last years of Queen Victoria's reign, when the novella was published. The British fin de siècle was a period of turbulent revolutions and profound changes that shook the country's social, political and economic structures, putting at stake the thitherto crystallized notions of humanity, progress, and science. In this context, in addition to highlighting aspects of the Gothic, this work shows how the Gothic aesthetics is used in the narrative to critically portray anxieties that surrounded the mind of the English people at that time, much due to the reeling state in which the British empire and the nineteenth-century society were and to the rise of revolutionary theories, which reinforced the contrast between socially acceptable and socially repelled, requiring narrow moral standards of behavior if one wished to have prestige in society. It is, therefore, a bibliographical research, anchored in theorists that deal with themes related to Gothic in its most varied manifestations over time, such as Hogle (2002), Clery (2002), Warwick (2007), Hurley 2002), Vasconcelos (2002), among others.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8808
dc.date.accessioned2019-11-04T10:52:23Z
dc.date.available2019-11-04
dc.date.available2019-11-04T10:52:23Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstudo literáriopt_BR
dc.subjectGótico vitorianopt_BR
dc.subjectEra Vitorianapt_BR
dc.subjectStevenson, Robert Louis( 1850-1894)pt_BR
dc.subjectLiterary studypt_BR
dc.subjectVictorian Gothicpt_BR
dc.subjectVictorian agept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARVALHO, Mateus Barbosa de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe fin de siècle Victorian Gothic in The Doctor and the Monster.pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, Mateus Barbosa de. O gótico vitoriano do fin de siècle em O Médico e o Monstro. 2018. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATEUS BARBOSA DE CARVALHO. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS-LÍNGUA INGLESA. 2018.pdfMateus Barbosa de Carvalho. TCC. Licenciatura em Letras- Língua Inglesa. 2018.769.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.