Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8818
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDANTAS, K. S. A. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1391536709447175pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1IDLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1BEZERRA, Jaqueline de Jesus.
dc.contributor.referee2PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA sociolinguística em sala de aula: análise da variação linguística no repertório do professor e do aluno do 9°ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2017-08-30
dc.description.abstractThe Sociolinguistics is the field of the Linguistics that studies the language in use, what is common in the classroom, in view that the classroom is an interaction space. Through the Sociolinguistics it can be observed that the sistem of the language is heterogeneous and dynamic. In that direction the objective of this work is to analyze linguistic variation in the repertoire of the teacher and the student of 9th year of Elementary School. In this end, we discuss about the Sociolinguistics, differentiating that one that applies to the classroom; we raise a corpus of research in a classroom of 9th year of Elementary School; we describe and caracterize the linguistics variation in the repertoire of the teacher and the students of 9th year of Elementary School. Therefore, we choose the School Sociolinguistics worked by Bortoni-Ricardo (2004/2005/2006/2014) to be theorical basis of our discussions. This, in turn, originated in Interactionist Sociolinguistics, widely discussed by Garcez (2002), and emerged bringing an important social work, a research tradition and analysis of the speech, based in the qualitative empirical and interpretive research with the objective of to study the use of the language in interaction situation. The collaborating subjects of this research were: the teacher and students of 9th year of Elementary School of the Municipal School of Child Education Dr. José Dantas Pinheiro em São João do Rio do Peixe. It‘s an ethnographic research of a qualitative nature. The Ethnography studies the culture of the people, and the social interaction. The research instruments used were: observation sheet and questionary. In developing this research, we observe the linguistic heterogeneity present in the teacher and student‘s speech in classroom, varying of the formal to the informal.
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8818
dc.date.accessioned2019-11-04T14:52:47Z
dc.date.available2019-11-04
dc.date.available2019-11-04T14:52:47Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectRepertório docente e discentept_BR
dc.subjectLíngua-usopt_BR
dc.subjectSociolinguisticspt_BR
dc.subjectLinguistic Variationpt_BR
dc.subjectTeaching and student repertoirept_BR
dc.subjectLanguage-usept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Karla Samara Abrantes Viana.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSociolinguistics in the classroom: variation analysis 9th grade teacher and student repertoire elementary School.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Karla Samara Abrantes Viana. A sociolinguística em sala de aula: análise da variação linguística no repertório do professor e do aluno do 9º ano do ensino fundamental. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.description.resumenA Sociolinguística é o ramo da Linguística que estuda a língua em uso, o que é comum na sala de aula, haja vista ser um espaço de interações. Pela Sociolinguística se pode observar que o sistema da língua é heterogêneo e dinâmico. Nesse direcionamento, o objetivo deste trabalho é analisar a variação linguística no repertório do professor e do aluno do 9° ano no Ensino Fundamental. Nesse intuito, discorremos sobre a Sociolinguística, distinguindo aquela que se aplica à sala de aula; levantamos o corpus da pesquisa numa sala do 9° ano do Ensino Fundamental; descrevemos e caracterizamos a variação linguística no repertório do professor e dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. Para tanto, elegemos a Sociolinguística Escolar trabalhada por Bortoni-Ricardo (2004/2005//2014) para ser a base teórica de nossas discussões. Esta, por sua vez, teve origem na Sociolinguística Interacionista, largamente discutida por Garcez (2002), e surgiu trazendo um importante trabalho social, uma tradição de pesquisa e análise do discurso, baseada na pesquisa qualitativa empírica e interpretativa com o objetivo de estudar o uso da língua em situações de interação. Os sujeitos colaboradores desta pesquisa foram: o professor e os alunos do 9°ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil Dr. José Dantas Pinheiro em São João do Rio do Peixe - PB. Trata-se de uma pesquisa Etnográfica de natureza qualitativa. A Etnografia estuda a cultura dos povos, e a interação social. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: ficha de observação e questionário. Ao desenvolvermos esta pesquisa, observamos a heterogeneidade linguística presente na fala do professor e do aluno em sala de aula, variando do formal ao informal.
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KARLA SAMARA ABRANTES VIANA DANTAS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2017.pdfKarla Samara Abrantes Viana Dantas. TCC. Licenciatura em letras - Língua Portuguesa.2017.1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.