Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8820
Title: A pós-modernidade e sua influência no comportamento da criança: a ressignificação do brincar.
Other Titles: Postmodernity and its influence on behavior of the child: the resignification of play.
La posmodernidad y su influencia en el comportamiento de los niños: la reinterpretación del juego.
???metadata.dc.creator???: JALES, Renata Dantas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PINTO, Maria Benegelania.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
Keywords: Criança;Tecnologia;Jogos e Brinquedos;Saúde;Child;Technology;Games and toys;Health;Niño;Tecnología;Juegos y juguetes;Salud
Issue Date: 11-Feb-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: JALES, Renata Dantas. A pós-modernidade e sua influência no comportamento da criança: a ressignificação do brincar. 2015. 87 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O mundo contemporâneo, não favorece o desenvolvimento de brincadeiras em grupo ou tradicionais, seja devido à insegurança que toma as ruas; seja devido aos inúmeros compromissos que as crianças assumem. Os pais satisfazem os desejos de consumo dos seus filhos, a fim de compensar a sua ausência no cotidiano dos mesmos. Neste sentido, este estudo buscou compreender como as crianças das escolas públicas e privadas do município de Cuité-PB em idade escolar, relacionam o brinquedo ao significado do brincar. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva-exploratória e de campo, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados mediante entrevista, subsidiada por um questionário semiestruturado que versa sobre a temática da pós-modernidade e a sua influência no comportamento da criança: a ressignificação do brincar. Os resultados foram analisados por meio da técnica da analise de conteúdo proposta por Minayo. Baseadas nas respostas das crianças de sete a dez anos de idade que participaram da pesquisa, foram construídas três categorias temáticas: as brincadeiras mais desfrutadas pelas crianças na hora do recreio, as brincadeiras e brinquedos e sua interferência nos relacionamentos interpessoais, os brinquedos preferidos pelas crianças na pós-modernidade. Através da analise dos discursos das crianças percebe-se: que quando estavam na escola preferiam as brincadeiras tradicionais, porém quando estavam em casa preferiam brincarem sozinhas, jogar no videogame ou assistir televisão. Assim os resultados da pesquisa, nos levam a refletir como essas crianças serão futuramente quando realmente se tornarem adultos.
Abstract: The contemporary world, not conducive to the development of games in group or traditional, whether due to insecurity that takes the streets; due to the numerous commitments that children assume. The parents meet the wishes of their children's consumption, in order to compensate for his absence in the everyday life of the same. Thus, this study sought to understand how the children from public and private schools of the municipality of Cuité-PB in school age, relate the toy to the meaning of the meaning of the play. This is a descriptive-exploratory type lookup field and, with a qualitative approach. The data were collected by interview, semi-structured questionnaire for subsidised which deals with the theme of post-modernity and its influence on children's behavior: the ressignification of the play. The results were analyzed by means of the technique of content analysis proposed by Minayo. Based on the responses of children from seven to ten years of age rom seven to ten years old who participated in the survey, were built three thematic categories: Playtime more enjoyed by children at playtime, playtime and toys and its interference in interpersonal relationships, favorite toys for children in post-modernity. Through the analysis of speeches of children realize: that when they were in school preferred the traditional banter, but when were at home would rather play alone, play in video games or watch TV. So the search results lead us to reflect how these kids will be in the future when they become adults.
???metadata.dc.description.resumen???: El mundo contemporáneo no favorece el desarrollo de juegos grupales o tradicionales, ya sea por la inseguridad que se adueña de las calles; ya sea por los numerosos compromisos que asumen los niños. Los padres satisfacen los deseos de consumo de sus hijos para compensar su ausencia en su vida diaria. En este sentido, este estudio buscó comprender cómo los niños en edad escolar de los colegios públicos y privados de la ciudad de Cuité-PB relacionan los juguetes con el significado del juego. Se trata de una investigación descriptiva-exploratoria y de campo, con enfoque cualitativo. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas, subsidiadas por un cuestionario semiestructurado que trata el tema de la posmodernidad y su influencia en el comportamiento del niño: la redefinición del juego. Los resultados se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido propuesta por Minayo. A partir de las respuestas de los niños de siete a diez años que participaron en la investigación, se construyeron tres categorías temáticas: los juegos que más disfrutan los niños en el recreo, los juegos y juguetes y su interferencia en las relaciones interpersonales, los juguetes preferidos por los niños en la posmodernidad. . A través del análisis de los discursos de los niños, se puede apreciar que cuando estaban en la escuela preferían los juegos tradicionales, pero cuando estaban en casa preferían jugar solos, jugar videojuegos o mirar televisión. Así, los resultados de la investigación nos llevan a reflexionar sobre cómo serán estos niños en el futuro cuando realmente se conviertan en adultos.
Keywords: Criança
Tecnologia
Jogos e Brinquedos
Saúde
Child
Technology
Games and toys
Health
Niño
Tecnología
Juegos y juguetes
Salud
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem Pediátrica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8820
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENATA DANTAS JALES - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2015_1.pdfRenata Dantas Jales - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 20153.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.