Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8828
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDOMINGOS, F. L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7547081865794797pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1IDLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Danielle Maria Vieira dos.
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoNas aulas de Língua Portuguesa, especificamente no que respeita à abordagem da gramática, o aluno aprende sobre o sistema de funcionamento da língua, exercitando-se também para falar, escrever e ler de forma adequada às diversas situações sociais. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo geral de analisar a abordagem dos verbos em aulas do 2º ano do ensino médio em comparação com a abordagem teórica estruturalista e com as práticas reais no universo da sala de aula. Para tal execução, discorremos sobre a morfologia dos verbos; observarmos aulas sobre verbo no 2º ano do ensino médio; e descrevemos a abordagem e o uso dos verbos nas aulas observadas. Utilizamos como aporte teórico a perspectiva estruturalista de Camara Júnior (2011), articulando-a com a prática do ensino de verbos no contexto escolar, com as orientações dos documentos oficiais, bem como nossa experiência como estudante e docente em formação. Esta pesquisa se caracteriza por ser etnográfica, uma vez que manteve relação direta com os sujeitos sociais no meio de atuação deles. Participaram da pesquisa 33 alunos e o professor ministrante das aulas. Foram observadas um total de 07 horas aulas, entre as quais selecionamos 03 aulas para análise. Da análise do estudo do verbo, constatamos que a abordagem docente seguiu os critérios estabelecidos por Camara Júnior de forma, função e sentido, predominando os critérios formais e semânticos; que o uso, por sua vez, apresentou a variação entre os níveis formal e informal no que respeita à fonologia, no entanto, prevaleceu a flexão adequada dos verbos em concordância com o sujeito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Letras Língua - Portuguesapt_BR
dc.titleGramática e ensino: uma análise do estudo e do uso dos verbos no 2º ano do ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2017-08-30
dc.description.abstractIn Portuguese classes, specifically when it comes to the approach of grammar, the student learns about how the language system works, practicing also to speak, read and write adequately for different social situations. Following this path, this paper aims to analyze the approach of verbs in classes of the 2 nd year of high school compared to the structuralist theoretical approach and to the real practices in the range of classroom. For such, we discourse about the morphology of verbs; we observe classes about verbs on the 2 nd year of high school; and we describe the approach and the use of verbs in the observed classes. As a theoretical basis, we use the structuralist perspective of Camara Júnior (2011), articulating it with the practice of teaching verbs on a school context, with the orientations of official documents, and as well as our experience as student and teacher in formation.The research is classified as ethnographic, once it has direct relationship to the social subjects in their activities. A corpus of 33 students and the teacher who was teaching the classes participated on the research. A total of 7 lesson hours was observed, and from them 3 were chosen for analysis. From the analysis of the verb study, we observe that the teaching approach followed the criteria established by Camara Júnior of form, function and meaning, with formal and semantic criteria prevailing; that the use, in turn, presented the variation between the formal and informal levels regarding phonology, however, the adequate flexion of verbs matching the subject predominated.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8828
dc.date.accessioned2019-11-04T16:35:39Z
dc.date.available2019-11-04
dc.date.available2019-11-04T16:35:39Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPortuguês - Gramáticapt_BR
dc.subjectVerbo - usopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectGramática - ensinopt_BR
dc.subjectPortuguese - Grammarpt_BR
dc.subjectVerb - usept_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectGrammar - Teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDOMINGOS, Francidalva Leonardo da Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGrammar and teaching: an analysis of the study and use of verbs in the 2nd year of high school.pt_BR
dc.identifier.citationDOMINGOS,Francidalva Leonardo da. Gramática e ensino: uma análise do estudo e do uso dos verbos no 2º ano do ensino médio. 2017. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCIDALVA LEONARDO DA SILVA DOMINGOS.TCC. LICENTCIATURA EM LETRAS LÍNGUA - PORTUGUESA.2017.pdfFrancidalva Leonardo da Silva Domingos .TCC. Licenciatura em Letras Língua - Portuguesa.2017.8.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.