Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8829
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDUARTE, M. G. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5602142105907062pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839768107713545pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumoA linguística tem um papel fundamental no tocante às diversas manifestações da língua, ao estudar todo processo de comunicação, inclusive em sua manifestação oral. Como parte da Linguística, encontramos a sociolinguística que estuda a língua levando em consideração fatores sociais, culturais e históricos, bem como, o contexto em que a situação a comunicação acontece. A escolha deste tema se deu pelo fato de considerarmos de extrema significância o conhecimento das diversas manifestações linguísticas presentes na sociedade. Buscamos por meio desta pesquisa, observar como o fenômeno da variação linguística é tratada na coleção Jornadas.port, apresentar o conceito da variação e observar a abordagem da variação linguística no manual didático do 7º ano do ensino fundamental II, indicado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Esta é uma pesquisa de caráter descritivo qualitativo por meio de uma análise bibliográfica de como se desenvolve o ensino de língua materna. Para fundamentar a pesquisa nos embasamos nos estudos de Bagno (1991), (1999), (2007), Coutinho (2011), Delmanto & Dileta (2012), Fiorin (2003), Freitag (1997), Gurpilhares (2004), Martelotta (2013), Orlandi, (1942), PCN (1998), PNLD (2013), entre outros, a fim de discutirmos práticas mais convergentes com a realidade dos alunos que estão inseridos no processo de ensino-aprendizagem com vistas a garantir uma prática evolutiva na formação de nossos cidadãos no que diz respeito ao ensino de língua materna.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleAs variantes linguísticas e o livro didático do 7º ano do ensino fundamental II: possibilidades sociolinguísticas.pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractLinguistics plays an important role when it comes to the various language expressions, considering the whole process of communication, including oral manifestation. As part of linguistics, we find the Sociolinguistics, which studies the language taking into consideration social, cultural and historical elements, as well as the context where the communication situation happens. The choice of this theme was because we consider extremely significant the knowledge of the different linguistic expressions present in society. We seek, through this research, observe how the phenomenon of linguistic variation is treated in Jornadas.port collection, presenting the concept of change and observe the approach to linguistic variation in the didactic manual of the 7th year of elementary school, appointed by the Didactic Book National Program (PNLD). This is a qualitative descriptive research through a literature review of how to develop the mother tongue teaching. To support this research, we rely on the studies of Bagno (1991) (1999) (2007), Coutinho (2011), Delmanto & Dileta (2012), Fiorin (2003), Freitag (1997), Gurpilhares (2004), Martelotta (2013), Orlandi (1942), PCN (1998), PNLD (2008), among others, to discuss converging practices with the reality of students who are included in the teaching-learning process in order to ensure an evolutionary practice in the formation of our citizens when it comes to mother tongue teaching.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8829
dc.date.accessioned2019-11-04T16:38:22Z
dc.date.available2019-11-04
dc.date.available2019-11-04T16:38:22Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectSociolinguisticspt_BR
dc.subjectLinguistic Variationpt_BR
dc.subjectPortuguese Language - Teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDUARTE, Maria Gilvania Leite.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLinguistic variants and the textbook of the 7th grade of elementary school II: sociolinguistic possibilities.pt_BR
dc.identifier.citationDUARTE, Maria Gilvania Leite. As variantes linguísticas e o livro didático do 7º ano do ensino fundamental II: possibilidades sociolinguísticas. 2016. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA GILVANIA LEITE DUARTE. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2016.pdfMaria Gilvania Leite Duarte. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2016.3.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.