Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8831
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALBUQUERQUE, M. C. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4265949451961320pt_BR
dc.contributor.advisor1MORAIS, Daniela Miguel de Souza.
dc.contributor.advisor1IDMORAIS, D. M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2944185146993931pt_BR
dc.contributor.referee1CASTRO, Luciana Parnaíba de.
dc.contributor.referee2SILVA, Fabione Gomes da.
dc.description.resumoÉ incontestável o fato de que o processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa no Brasil tem sido fundamental para a formação crítica de alunos em escolas por todo o país. O histórico dos métodos e abordagens utilizados para ensinar tal língua foi marcado por diversas mudanças, tendo em vistas que não atendiam às necessidades percebidas a cada época. Uma das principais mudanças ocorridas neste meio diz respeito à integração de elementos culturais ao ensino da Língua Inglesa, que surgiu com a reviravolta dos estudos comunicativos na década de 1970. Nesse sentido, os materiais utilizados em sala de aula como auxílio ao professor também evoluíram com o tempo, como no caso do Livro Didático. Apesar de todas as evoluções tecnológicas que surgiram e ainda surgem hodiernamente, o LD ainda continua ocupando um lugar muito importante em sala de aula e também no aprendizado dos estudantes. Entretanto, nem sempre os livros abordam satisfatoriamente as temáticas mais atuais que são de interesse do alunado, o que também pode acontecer quando se trata dos aspectos culturais abordados neste tipo de material comum à sala de aula. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar como os aspectos culturais e interculturais estão ou não representados no Livro Didático de Língua Inglesa Team Up, destinado ao sexto ano do ensino fundamental, o qual foi escolhido para ser trabalhado nas escolas da rede municipal na cidade de São Jose de Piranhas-PB no triênio 2017 a 2019. Essa pesquisa conta com auxílio de autores como Kramsch (2012), Oliveira (2010), Thompson (2011), bem como os documentos oficiais cedidos pelo governo, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras- Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleUma análise dos aspectos culturais e interculturais presentes no livro didático de língua inglesa Team Up .pt_BR
dc.date.issued2017-09-18
dc.description.abstractIt is unquestionable that the process of teaching and learning the English Language in Brazil has been fundamental for the critical education of students in schools throughout the country. The history of the methods and approaches used to teach such language was marked by several changes, considering that they did not answer the needs of each time in the 1970s. One of the main changes in this area was the integration of cultural elements in the teaching of the English language, which arose with the overturn of communicative studies. That way, the materials used in the classroom as support to the teachers also evolved over time, as in the case of the Textbooks. Despite all the technological developments that have emerged and are still emerging today, TB continues occupying a very important place in the classroom and also in students' learning. However, the books do not always effectively approach the most current topics that are of interest to the student, which can also happen when it comes to the cultural aspects approached in this type of material common to the classroom. Thus, this work aims to analyze how cultural and intercultural aspects are represented or not in the English Language Textbook Team Up, intended for the sixth grade of elementary school, which was chosen to be worked in municipal schools , in the city of São Jose de Piranhas-PB, from 2017 to 2019. This research is supported by authors such as Kramsch (2012), Oliveira (2010), Thompson (2011), as well as the official documents provided by the Brazilian Government, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) and the Base Nacional Curricular Comum (BNCC).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8831
dc.date.accessioned2019-11-04T16:55:12Z
dc.date.available2019-11-04
dc.date.available2019-11-04T16:55:12Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa- ensinopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectAprendizagem- língua inglesapt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectEnglish Language Learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALBUQUERQUE, Maria Cristina Tavares de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of the cultural and intercultural aspects present in the English language textbook Team Up.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapes
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Maria Cristina Tavares de. Uma análise dos aspectos culturais e interculturais presentes no livro didático de língua inglesa Team Up. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA CRISTINA TAVARES DE ALBUQUERQUE. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS-LÍNGUA INGLESA. 2017.pdfMaria Cristina Tavares de Albuquerque. TCC. Licenciatura em Letras- Língua Inglesa. 20171.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.