Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8832
Title: Língua padrão x escolarização: o que é falar correto?.
Other Titles: Standard language vs. schooling: what is correct speaking?.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Vanessa de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Jorgevaldo de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
Keywords: Sociolinguística;Língua padrão;Variação linguística;Linguística - ensino;Sociolinguistics;Default Language;Linguistic Variation;Linguistics - Teaching
Issue Date: 24-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Vanessa de Oliveira. Língua padrão x escolarização: o que é falar correto?. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Pelo presente trabalho propomos demonstrar como a sociolinguística contribui na discussão da noção de “certo” ou “errado” a partir dos usos da Língua Portuguesa por pessoas com diferentes graus de escolarização, visto que é bem comum escutarmos tanto pessoas sem instrução escolar falando “errado”, como também pessoas com instrução escolar. Especificamente objetivamos apontar pontos de convergências e divergências entre língua e linguagem; evidenciar a noção de língua padrão vinculada a aspectos históricos da Língua Portuguesa; discutir a questão da variação linguística, do preconceito relacionando-o a abordagens teóricas e lógicas na escola. Optamos trabalhar com a pesquisa bibliográfica, de acordo com o que propõe Marconi & Lakatos (2001). As bases teóricas que assumimos se fundamentaram em Bagno (2007), Antunes (2009), Neves (2011), Martelotta (2012), Garcia e Nascimento (1981) entre outros. Concluímos que o reconhecimento da variação linguística é apenas o primeiro passo para uma mudança no ensino de Língua Portuguesa, possibilitando aos discentes um contato direto com todas as modalidades e permitindo que os mesmos escolham a modalidade que melhor se adapte a situação que esteja vivenciando.
Abstract: By this work we demonstrate how sociolinguistics contributes to the discussion of the notion of "right" or "wrong" from the use of the Portuguese Language by people with varying degrees of education, since it is very common to hear both people without schooling talking "wrong", as well as people with schooling. Specifically we aim point points of convergence and divergence between language and language; highlight the default language notion linked to historical aspects of the Portuguese Language; discuss the issue of linguistic variation, prejudice relating to the theoretical and logical approaches in school. We chose to work with the bibliographical research, in which we seek input to govern us by the rules of ABNT in the book Methodology of Scientific Work Marconi & Lakatos and the theoretical foundation we based the authors Marcos Bagno (2007), Antunes (2009), Neves (2011), Martelotta (2012), Garcia and Nascimento (1981), among others. The recognition of linguistic variation is only the first step towards a change in the teaching of Portuguese Language, enabling student’s direct contact with all types and allowing them to choose the mode that best suits the situation you are experiencing.
Keywords: Sociolinguística
Língua padrão
Variação linguística
Linguística - ensino
Sociolinguistics
Default Language
Linguistic Variation
Linguistics - Teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8832
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESSA DE OLIVEIRA DANTAS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2016.pdfVanessa de Oliveira Dantas. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2016.307.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.