Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8834
Title: Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula.
Other Titles: Didactics of writing in elementary school I through the fable genre.
???metadata.dc.creator???: BRITO, Annielly de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA , Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
Keywords: Escrita;Gêneros textuais;Interação;Sequência didática;Writing;Textual Genres;Interaction;Following Teaching
Issue Date: 27-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRITO, Annielly de. Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Numa perspectiva dialógica e interacionista, esta pesquisa tem como objetivo abordar a importância da língua escrita no contexto de ensinoaprendizagem, considerando o aprendizado da escrita através de textos, à luz da abordagem dos gêneros textuais, desde as séries iniciais, pois acreditamos que a língua nessa fase já deve ser entendida como um fenômeno dinâmico e social. Além disso, apresentamos, enquanto sugestão, uma sequência didática pautada no gênero fábula para o trabalho com a escrita através dos textos no Ensino Fundamental I enquanto forma de contribuir teórico e metodologicamente para que o professor torne suas práticas mais significativas em sala de aula. De natureza bibliográfica, a pesquisa tomou como base teórica as contribuições de Bakhtin (1997), Vygotsky (1989), Marcuschi (2008), Rojo (2010), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. Ao final da investigação, corroboramos a didatização dos gêneros textuais desde cedo enquanto importantes ferramentas para a construção da cidadania dos aprendizes.
Abstract: A dialogical and interactional perspective, this research have the objective approach the importance of the written language in the context of teaching learning, considering the writing learning through texts in the light of the approach of genres, from the initial series, because we believe that the language at this stage it must now be understood as a dynamic and social phenomenon. In addition, we present as suggestion, a didactic sequence guided the genre fable to work with written texts through the elementary school as a way of contributing theoretical and methodologically for the teacher to make their most significant practices in the classroom. Bibliographical nature, the research took as theoretical basis the contributions of Bakhtin (1997), Vygotsky (1989), Marcuschi (2008), Rojo (2010), Schneuwly and Dolz (2004), among others. At the end of the investigation, corroborate the didactization of genresearly as important tools for construction of the citizenship of learners.
Keywords: Escrita
Gêneros textuais
Interação
Sequência didática
Writing
Textual Genres
Interaction
Following Teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8834
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNIELLY DE BRITO. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2016.pdfAnnielly de Brito. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2016.611.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.