Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8834
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRITO, A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8601738898707402pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, R. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6107356708140208pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA , Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumoNuma perspectiva dialógica e interacionista, esta pesquisa tem como objetivo abordar a importância da língua escrita no contexto de ensinoaprendizagem, considerando o aprendizado da escrita através de textos, à luz da abordagem dos gêneros textuais, desde as séries iniciais, pois acreditamos que a língua nessa fase já deve ser entendida como um fenômeno dinâmico e social. Além disso, apresentamos, enquanto sugestão, uma sequência didática pautada no gênero fábula para o trabalho com a escrita através dos textos no Ensino Fundamental I enquanto forma de contribuir teórico e metodologicamente para que o professor torne suas práticas mais significativas em sala de aula. De natureza bibliográfica, a pesquisa tomou como base teórica as contribuições de Bakhtin (1997), Vygotsky (1989), Marcuschi (2008), Rojo (2010), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. Ao final da investigação, corroboramos a didatização dos gêneros textuais desde cedo enquanto importantes ferramentas para a construção da cidadania dos aprendizes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleDidatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula.pt_BR
dc.date.issued2016-05-27
dc.description.abstractA dialogical and interactional perspective, this research have the objective approach the importance of the written language in the context of teaching learning, considering the writing learning through texts in the light of the approach of genres, from the initial series, because we believe that the language at this stage it must now be understood as a dynamic and social phenomenon. In addition, we present as suggestion, a didactic sequence guided the genre fable to work with written texts through the elementary school as a way of contributing theoretical and methodologically for the teacher to make their most significant practices in the classroom. Bibliographical nature, the research took as theoretical basis the contributions of Bakhtin (1997), Vygotsky (1989), Marcuschi (2008), Rojo (2010), Schneuwly and Dolz (2004), among others. At the end of the investigation, corroborate the didactization of genresearly as important tools for construction of the citizenship of learners.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8834
dc.date.accessioned2019-11-04T17:10:38Z
dc.date.available2019-11-04
dc.date.available2019-11-04T17:10:38Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectTextual Genrespt_BR
dc.subjectInteractionpt_BR
dc.subjectFollowing Teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO, Annielly de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDidactics of writing in elementary school I through the fable genre.pt_BR
dc.identifier.citationBRITO, Annielly de. Didatização da escrita no ensino fundamental I através do gênero fábula. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNIELLY DE BRITO. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2016.pdfAnnielly de Brito. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2016.611.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.