Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8835
Title: Uma análise das contribuições de mapas conceituais na reescrita e na retextualização de contos no 9º ano do ensino fundamental.
Other Titles: An analysis of the contributions of concept maps in rewriting and retextualization of short stories in the 9th grade fundamental.
???metadata.dc.creator???: BEZERRA, Jaqueline de Jesus.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GONDIM, Patrícia Guedes Corrêa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
Keywords: Mapas Conceituais;Reescrita;Retextualização;Texto;Contos;Concept Maps;Rewrote;Retextualization;Text;Tales
Issue Date: 21-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BEZERRA, Jaqueline de Jesus. Uma análise das contribuições de mapas conceituais na reescrita e na retextualização de contos no 9º ano do ensino fundamental. 2018. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa objetiva analisar as contribuições de mapas conceituais na reescrita e na retextualização de contos no 9º ano do Ensino Fundamental, primeiramente, por meio da discussão das funções e estrutura dos mapas conceituais, bem como dos conceitos e finalidades da reescrita e da retextualização; depois, através do desenvolvimento de atividades de reescrita e de retextualização, usando-se mapas conceituais e, por fim, através da descrição dos procedimentos e das contribuições das tarefas de reescrever e de retextualizar, analisando-se os mapeamentos de conceitos produzidos pelos alunos. O referencial teórico pauta-se, no que respeita à reescrita e retextualização, especialmente nas discussões de Marcuschi (2001), no que respeita aos mapas conceituais, em Novak e Gowin (1984) e Moreira (2010) e a respeito da aprendizagem significativa, em Ausubel (2000). A investigação e o levantamento do corpus foram realizados na Escola de Ensino Fundamental e Médio Teodorico Teles de Quental, localizada em Crato, estado do Ceará. Foram produzidos 40 mapas conceituais por 20 alunos. Desses, selecionamos 04 para análise. Esta é uma pesquisação e tem uma abordagem quanti-qualitativa. A partir da análise realizada, verifica-se que os mapas conceituais contribuem na reescrita e na retextualização, possibilitando uma compreensão mais ampla dos textos lidos, a organização, hierarquização de informações e a percepção das ideias principais e das secundárias, contribuindo assim para um aprendizado significativo. Logo, é pertinente discutir as contribuições dos mapas conceituais como estratégias para se reescrever e retextualizar contos.
Abstract: This research aims to analyze the contributions of conceptual maps in the rewriting and retextualization of tales in the 9th grade of Elementary Education, firstly, through the discussion of the functions and structure of conceptual maps, as well as the concepts and purposes of rewriting and retextualization; then, through the development of rewriting and retextualization activities, using conceptual maps and, finally, through the description of the procedures and the contributions of the tasks of rewriting and of retextualizing, analyzing the mappings of concepts produced by the students. The theoretical framework is based on rewriting and retextualization, especially in the discussions of Marcuschi (2001), with regard to conceptual maps, in Novak and Gowin (1984) and Moreira (2010) and in respect of meaningful learning, in Ausubel (2000). The investigation and the collection of the corpus were carried out in the Elementary and Middle School of Teodorico Teles de Quental, located in Crato, state of Ceará. 40 conceptual maps were produced by 20 students. Among them, we selected 4 for analysis. This is a research-action and has a quantitative-qualitative approach. Based on the analysis, conceptual maps contribute to rewriting and retextualization, allowing a wider understanding of texts read, organization, hierarchization of information and perception of main and secondary ideas, thus contributing to a meaningful learning. Therefore, it is relevant to discuss the contributions of conceptual maps as strategies to rewrite and retextualize tales.
Keywords: Mapas Conceituais
Reescrita
Retextualização
Texto
Contos
Concept Maps
Rewrote
Retextualization
Text
Tales
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8835
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAQUELINE DE JESUS BEZERRA - DISSERTAÇÃO PROFILETRAS.2018.pdfJaqueline de Jesus Bezerra - Dissertação PROFLETRAS.2018.9.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.