Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8835
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBEZERRA, J. J.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4019842779147984pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1GONDIM, Patrícia Guedes Corrêa.-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva analisar as contribuições de mapas conceituais na reescrita e na retextualização de contos no 9º ano do Ensino Fundamental, primeiramente, por meio da discussão das funções e estrutura dos mapas conceituais, bem como dos conceitos e finalidades da reescrita e da retextualização; depois, através do desenvolvimento de atividades de reescrita e de retextualização, usando-se mapas conceituais e, por fim, através da descrição dos procedimentos e das contribuições das tarefas de reescrever e de retextualizar, analisando-se os mapeamentos de conceitos produzidos pelos alunos. O referencial teórico pauta-se, no que respeita à reescrita e retextualização, especialmente nas discussões de Marcuschi (2001), no que respeita aos mapas conceituais, em Novak e Gowin (1984) e Moreira (2010) e a respeito da aprendizagem significativa, em Ausubel (2000). A investigação e o levantamento do corpus foram realizados na Escola de Ensino Fundamental e Médio Teodorico Teles de Quental, localizada em Crato, estado do Ceará. Foram produzidos 40 mapas conceituais por 20 alunos. Desses, selecionamos 04 para análise. Esta é uma pesquisação e tem uma abordagem quanti-qualitativa. A partir da análise realizada, verifica-se que os mapas conceituais contribuem na reescrita e na retextualização, possibilitando uma compreensão mais ampla dos textos lidos, a organização, hierarquização de informações e a percepção das ideias principais e das secundárias, contribuindo assim para um aprendizado significativo. Logo, é pertinente discutir as contribuições dos mapas conceituais como estratégias para se reescrever e retextualizar contos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleUma análise das contribuições de mapas conceituais na reescrita e na retextualização de contos no 9º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2018-02-21-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the contributions of conceptual maps in the rewriting and retextualization of tales in the 9th grade of Elementary Education, firstly, through the discussion of the functions and structure of conceptual maps, as well as the concepts and purposes of rewriting and retextualization; then, through the development of rewriting and retextualization activities, using conceptual maps and, finally, through the description of the procedures and the contributions of the tasks of rewriting and of retextualizing, analyzing the mappings of concepts produced by the students. The theoretical framework is based on rewriting and retextualization, especially in the discussions of Marcuschi (2001), with regard to conceptual maps, in Novak and Gowin (1984) and Moreira (2010) and in respect of meaningful learning, in Ausubel (2000). The investigation and the collection of the corpus were carried out in the Elementary and Middle School of Teodorico Teles de Quental, located in Crato, state of Ceará. 40 conceptual maps were produced by 20 students. Among them, we selected 4 for analysis. This is a research-action and has a quantitative-qualitative approach. Based on the analysis, conceptual maps contribute to rewriting and retextualization, allowing a wider understanding of texts read, organization, hierarchization of information and perception of main and secondary ideas, thus contributing to a meaningful learning. Therefore, it is relevant to discuss the contributions of conceptual maps as strategies to rewrite and retextualize tales.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8835-
dc.date.accessioned2019-11-04T17:24:23Z-
dc.date.available2019-11-04-
dc.date.available2019-11-04T17:24:23Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMapas Conceituaispt_BR
dc.subjectReescritapt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectContospt_BR
dc.subjectConcept Mapspt_BR
dc.subjectRewrotept_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.subjectTextpt_BR
dc.subjectTalespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Jaqueline de Jesus.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of the contributions of concept maps in rewriting and retextualization of short stories in the 9th grade fundamental.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Jaqueline de Jesus. Uma análise das contribuições de mapas conceituais na reescrita e na retextualização de contos no 9º ano do ensino fundamental. 2018. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAQUELINE DE JESUS BEZERRA - DISSERTAÇÃO PROFILETRAS.2018.pdfJaqueline de Jesus Bezerra - Dissertação PROFLETRAS.2018.7.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.