Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8837
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDANTAS, M. L. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1469061112338401pt_BR
dc.contributor.advisor1DIAS, Daise Lilian Fonseca.-
dc.contributor.advisor1IDDIAS, D. L. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4229082666899564pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Francisco Francimar de Sousa.-
dc.contributor.referee2SILVA, Fabione Gomes.-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar o romance Emma (1815) de Jane Austen (1775-1817) na perspectiva de Bildungsroman feminino, tendo como suporte teórico os trabalhos de Maas (2000), Pratt (1981) e Pinto (1990), dentre outros, os quais discutem a questão do Bildungsroman feminino, suas características, origens e principais enfoques. No romance, a personagem principal Emma Woodhouse, através de sua grande capacidade imaginativa somada à sua propensão a arranjar casamentos, comete uma série de erros envolvendo várias pessoas ao seu redor, o que a leva a refletir sobre o seu verdadeiro eu. Esta obra também revela críticas de Austen acerca de temas como casamento e sociedade da Inglaterra oitocentista na qual viveu. Assim, esta monografia busca analisar como os erros e o processo de amadurecimento da personagem caracterizam o romance como um Bildungsroman feminino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleEmma, de jane austen: um bildungsroman feminino.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze the novel Emma (1815), by Jane Austen (1775- 1817) from the perspective of the female Bildungsroman, having as theoretical support the studies of Maas (2000), Pratt (1981) and Pinto (1990), among others, since they discuss the female Bildungsroman, its characteristics, origins and main aspects. In Austen’s novel, the protagonist, Emma Woodhouse, through her great imaginative capacity along with her propensity to matchmaking, commits a number of mistakes involving several people around her, what makes her reflect upon her true self. This novel also shows some of Austen’s critics about some themes, such as marriage and the English society of the XIX century in which she lived. Thus, this monographic work will analyze how the errors and the protagonist process of coming of age make this a female Bildungsroman.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8837-
dc.date.accessioned2019-11-04T19:11:35Z-
dc.date.available2019-11-04-
dc.date.available2019-11-04T19:11:35Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAnálise Literáriapt_BR
dc.subjectBildungsroman femininopt_BR
dc.subjectRomance Emmapt_BR
dc.subjectJane Austen - romancistapt_BR
dc.subjectLiterary Analysispt_BR
dc.subjectFemale Bildungsromanpt_BR
dc.subjectJane Austen - novelistpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Maria Larissy Gonçalves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEmma, ​​by Jane Austen: A female bildungsroman.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Maria Larissy Gonçalves. Emma, de jane austen: um bildungsroman feminino. 2016. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LARISSY GONÇALVES DANTAS. TCC. ESP. EM ESTUDOS LITERÁRIOS.2016.pdfMaria Larissy Gonçalves Dantas. TCC. ESP. em Estudos Literários.2016.628.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.