Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8845
Title: Desenvolvendo habilidades comunicativas em língua inglesa: uma proposta de sequência didática com o item cultural Thanksgiving Day, utilizando a série de TV friends.
Other Titles: Developing communicative skills in English: a proposal for a didactic sequence with the cultural item Thanksgiving Day, using the TV series friends.
???metadata.dc.creator???: BRASIL, Joscilânia Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Fabione Gomes da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MORAIS, Daniela Miguel de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
Keywords: Língua inglesa - ensino e aprendizagem;Prática pedagógica;Língua estrangeira;Habilidades comunicativas;English language - teaching and learning;Pedagogical practice;Foreign language;Communicative skills
Issue Date: 10-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRASIL, Joscilânia Alves. Desenvolvimento habilidades comunicativas em língua inglesa: uma proposta de sequência didática com o item cultural Thanksgiving Day, utilizando a série de TV friends. 2018. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A importância da inserção de aspectos culturais no ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras nem sempre foi algo discutido e compreendido por estudiosos e profissionais da área. No entanto, nos dias atuais, já podemos vislumbrar uma série de estudos e práticas pedagógicas voltadas a esse tema, reconhecendo, portanto, o papel crucial da inclusão do componente cultural no processo de aquisição de um novo idioma. Nesse sentido, compartilhamos da ideia de que ao se estudar uma língua estrangeira é imprescindível atentar- se para o seu contexto sócio-histórico-cultural, tendo em vista que a linguagem possui um propósito social e está intrinsecamente ligada a manifestações culturais, sociais, históricas e identitárias de um povo. Assim, visando à estima em se incorporar cultura no ensino de Línguas Estrangeiras, este trabalho objetiva analisar a importância de se desenvolver habilidades comunicativas em integração com o componente cultural nas aulas de língua inglesa. Para tanto, propomos atividades que contemplam o estudo das habilidades de fala, escuta, leitura, interpretação textual, aquisição lexical e gramatical em integração com o item cultural Thansgiving Day, utilizando como recurso didático a reconhecida série de TV Friends. Esta pesquisa é caracterizada como descritiva bibliográfica e utiliza como fundamentação teórica as contribuições de Kramsch (1998), Brown (2001), Holden (2001), Harmer (2007), entre outros estudiosos da área.
Abstract: The importance of inserting cultural aspects in the Foreign Languages teaching and learning was not always something discussed and understood by scholars and professionals of the area. However, nowadays, we can already glimpse a series of studies and pedagogical practices focused on this theme, recognizing, therefore, the crucial role of including the cultural component in the process of acquiring a new language. In that way, we share the idea that when studying a foreign language, it is essential to take into account its socio-historical- cultural context, since language has a social purpose and is intrinsically linked to cultural, social, historical and identity manifestations of a people. Thus, aiming at the esteem of incorporating culture in the Foreign Languages teaching, this work aims to analyze the importance of developing communicative skills in integration with the cultural component in the classes of English language, for that purpose, we propose activities that contemplate the study of the Speaking, listening, reading, textual interpretation, lexical and grammatical acquisition skills in integration with the cultural item Thansgiving Day, using as a didactic resource the well-known TV series Friends. This research is characterized as bibliographic descriptive and uses as theoretical foundation the contributions of Kramsch (1998), Brown (2001), Holden (2001), Harmer (2007), among other scholars in the area.
Keywords: Língua inglesa - ensino e aprendizagem
Prática pedagógica
Língua estrangeira
Habilidades comunicativas
English language - teaching and learning
Pedagogical practice
Foreign language
Communicative skills
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Inglesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8845
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSCILÂNIA ALVES BRASIL. TCC. LITERATURA EM LETRAS - LÍNGUA INGLESA.2018.pdfJoscilânia Alves Brasil. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Inglesa.2018.1.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.