Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8845
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRASIL, J. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2277316418761476pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, F. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197728095907519pt_BR
dc.contributor.referee1MORAIS, Daniela Miguel de Souza.
dc.contributor.referee2QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.description.resumoA importância da inserção de aspectos culturais no ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras nem sempre foi algo discutido e compreendido por estudiosos e profissionais da área. No entanto, nos dias atuais, já podemos vislumbrar uma série de estudos e práticas pedagógicas voltadas a esse tema, reconhecendo, portanto, o papel crucial da inclusão do componente cultural no processo de aquisição de um novo idioma. Nesse sentido, compartilhamos da ideia de que ao se estudar uma língua estrangeira é imprescindível atentar- se para o seu contexto sócio-histórico-cultural, tendo em vista que a linguagem possui um propósito social e está intrinsecamente ligada a manifestações culturais, sociais, históricas e identitárias de um povo. Assim, visando à estima em se incorporar cultura no ensino de Línguas Estrangeiras, este trabalho objetiva analisar a importância de se desenvolver habilidades comunicativas em integração com o componente cultural nas aulas de língua inglesa. Para tanto, propomos atividades que contemplam o estudo das habilidades de fala, escuta, leitura, interpretação textual, aquisição lexical e gramatical em integração com o item cultural Thansgiving Day, utilizando como recurso didático a reconhecida série de TV Friends. Esta pesquisa é caracterizada como descritiva bibliográfica e utiliza como fundamentação teórica as contribuições de Kramsch (1998), Brown (2001), Holden (2001), Harmer (2007), entre outros estudiosos da área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleDesenvolvendo habilidades comunicativas em língua inglesa: uma proposta de sequência didática com o item cultural Thanksgiving Day, utilizando a série de TV friends.pt_BR
dc.date.issued2018-12-10
dc.description.abstractThe importance of inserting cultural aspects in the Foreign Languages teaching and learning was not always something discussed and understood by scholars and professionals of the area. However, nowadays, we can already glimpse a series of studies and pedagogical practices focused on this theme, recognizing, therefore, the crucial role of including the cultural component in the process of acquiring a new language. In that way, we share the idea that when studying a foreign language, it is essential to take into account its socio-historical- cultural context, since language has a social purpose and is intrinsically linked to cultural, social, historical and identity manifestations of a people. Thus, aiming at the esteem of incorporating culture in the Foreign Languages teaching, this work aims to analyze the importance of developing communicative skills in integration with the cultural component in the classes of English language, for that purpose, we propose activities that contemplate the study of the Speaking, listening, reading, textual interpretation, lexical and grammatical acquisition skills in integration with the cultural item Thansgiving Day, using as a didactic resource the well-known TV series Friends. This research is characterized as bibliographic descriptive and uses as theoretical foundation the contributions of Kramsch (1998), Brown (2001), Holden (2001), Harmer (2007), among other scholars in the area.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8845
dc.date.accessioned2019-11-05T09:50:03Z
dc.date.available2019-11-05
dc.date.available2019-11-05T09:50:03Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectHabilidades comunicativaspt_BR
dc.subjectEnglish language - teaching and learningpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectForeign languagept_BR
dc.subjectCommunicative skillspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRASIL, Joscilânia Alves.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDeveloping communicative skills in English: a proposal for a didactic sequence with the cultural item Thanksgiving Day, using the TV series friends.pt_BR
dc.identifier.citationBRASIL, Joscilânia Alves. Desenvolvimento habilidades comunicativas em língua inglesa: uma proposta de sequência didática com o item cultural Thanksgiving Day, utilizando a série de TV friends. 2018. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSCILÂNIA ALVES BRASIL. TCC. LITERATURA EM LETRAS - LÍNGUA INGLESA.2018.pdfJoscilânia Alves Brasil. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Inglesa.2018.1.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.