Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8847
Title: Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica.
Other Titles: Dialectal diversity in textbooks: a proposal for a diachronic approach.
???metadata.dc.creator???: ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Jorgevaldo de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
Keywords: Língua portuguesa - ensino;Formação das palavras;Língua portuguesa - história;Livro didático;Portuguese Language - Teaching;Word Formation;Portuguese Language - History;Textbook
Issue Date: 8-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALBUQUERQUE, Paula Raquel Tavares de. Diversidade dialetal nos livros didáticos: uma proposta de abordagem diacrônica. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho é dividido em três capítulos. No primeiro capítulo fazemos análise do Livro Didático mostrando como os autores didáticos elencam o processo de formação de palavras pelo viés histórico da origem da língua portuguesa. No segundo capítulo apresentamos o percurso histórico da língua portuguesa, desde surgimento na Península Ibérica, com o surgimento do latim clássico até o português moderno. E, no terceiro capítulo trazemos um apanhado sobre a formação do léxico do latim vulgar até o português brasileiro. Deste modo, temos como objetivo geral analisar como o livro didático aborda o processo de formação de palavras, na perspectiva histórica da língua portuguesa no livro didático do sexto ano do ensino fundamental. Para a realização do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, que tem como base as discussões teóricas que já existem sobre as reflexões da origem e da evolução da história da língua portuguesa, bem como do processo de formação de palavras do léxico brasileiro, especialmente a partir da análise do um livro didático de Língua Portuguesa do sexto ano do ensino fundamental. Como aporte teórico usamos: Assis (s/d) Ilari (1999), Cereja e Cochar (2015), Othero (2003), Teyssier (2001).
Abstract: This work is divided into three chapters. In the first chapter we analyze the Didactic Book showing how the didactic authors list the process of word formation by the historical perspective of the origin of the Portuguese language. In the second chapter we present the historical course of the Portuguese language, since its emergence in the Iberian Peninsula, with the emergence of classical Latin to modern Portuguese. And, in the third chapte r we bring a survey about the formation of the lexicon of Vulgar Latin to Brazilian Portuguese. In this way, we have as general objective to analyze, how the textbook addresses the process of word formation, in the historical perspective of the Portuguese language in the textbook of the sixth year of elementary school II.For the accomplishment of the work, a qualitative bibliographical research was carried out, based on the theoretical discussions that already exist, on the reflections of the origin and the evolution of the history of the Portuguese language, as well as the process of word formation of the Brazilian lexicon, with the intention of deepening the theme in question.While, theoretical contribution we use: Assis (s / d) Ilari (1999), Cherry and Co char (2015), Othero (2003), Teyssier (2001).With the analysis of the didactic book it was concluded that the study of the formation of the Portuguese lexicon in the school is still very deficient, in other words, the didactic authors Cereja and Cochar brin g in a very succinct way the historical aspects of the Portuguese Language.
Keywords: Língua portuguesa - ensino
Formação das palavras
Língua portuguesa - história
Livro didático
Portuguese Language - Teaching
Word Formation
Portuguese Language - History
Textbook
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8847
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULA RAQUEL TAVARES DE ALBUQUERQUE. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2018.pdfPaula Raquel Tavares de Albuquerque. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2018.470.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.