Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8862
Title: Análise de abordagens da variação lexical da língua portuguesa no livro didático do 6° ano do ensino fundamental II.
Other Titles: Analysis of approaches to lexical variation of the Portuguese language in the 6th grade elementary school textbook II.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Wendell Assis de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
Keywords: Língua portuguesa - história;Variação lexical;Latim;Livro didático;Ensino fundamental II;Portuguese Language - History;Lexical Variation;Latin;Textbook;Elementary School II
Issue Date: 21-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Wendell Assis de. Análise de abordagens da variação lexical da língua portuguesa no livro didático do 6° ano do ensino fundamental II. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O propósito para a realização desta pesquisa é o de analisar o livro didático Português Linguagens, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do 6º ano do ensino fundamental II, exemplar do discente. Com o intuito de promover uma reflexão acerca da história da Língua Portuguesa, desde a sua gênese, o Latim. Tendo como objetivo geral evidenciar a importância da abordagem contextualizada referente à história da língua portuguesa e as variações lexicais ao longo tempo. Além disso, com os objetivos específicos de desenvolver uma fundamentação que trate da evolução lexical da língua; identificar as possíveis lacunas presentes no livro didático; e sugerir uma melhor forma de abordar o ensino na sala de aula. Trata-se de um trabalho de cunho bibliográfico, descritivo e qualitativo, fundamentado nos autores Assis (2011), Coutinho (2011), Ilari (2006), Basso (2010), Teyssier (2001) dentre outros que também foram de suma importância para a consolidação desta pesquisa. Contudo, após a análise realizada no livro didático, fica claro que a abordagem empregada pelos autores é lacônica ao tratar da contextualização histórica e evolução da língua portuguesa ao longo do tempo. Assim, sendo, mesmo que o(s) leitor (es) tenha (m) um conhecimento prévio sobre o tema, fica nítido que o livro didático analisado apresenta algumas lacunas, no que se refere à contextualização histórica e variação lexical da língua portuguesa, e não pode e nem deve ser empregado como o único meio de fonte de pesquisa.
Abstract: The research developed aims to analyze the textbook Portuguese Languages from the student copy by the 6th level of basic teaching II, written by Willian Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães. Then, the work promotes a reflection about the History of the Portuguese Language since its beginning, the Latin. Therefore, the general objective is to analyze about the need for a contextualized approach regarding to the history of the Portuguese Language and the lexical variations over time. Furthermore, the research has as specific objectives to develop an explanation that deals with the lexical evolution of the language; to identify the possible gaps presents in the textbook; and to suggest a better way to approach the classroom teaching. It is a work with a bibliographic, descriptive and qualitative stamp, based on the following writers: Assis (2011), Coutinho (2011), Ilari (2006), Basso (2010), Teyssier (2001) among others that also were great important for the consolidation of this research. However, after the analysis made about the textbook, it was observed that the approach used by the authors is laconic when they explore the historical contextualization and the evolution of the Portuguese language over time. Therefore, even if the reader(s) has(ve) a previous knowledge about the theme, it is evident that the textbook analyzed presents some gaps in relation to the historical contextualization and the lexical variation of the Portuguese language, and it cannot and it must not be employed as the only alternative for source of research.
Keywords: Língua portuguesa - história
Variação lexical
Latim
Livro didático
Ensino fundamental II
Portuguese Language - History
Lexical Variation
Latin
Textbook
Elementary School II
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8862
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WENDELL ASSIS DE ALMEIDA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2019.pdfWendell Assis de Almeida. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2019.803.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.