Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8866
Title: O ensino dos gêneros orais: uma análise em livros didáticos no 8° e 9° ano do fundamental II.
Other Titles: The teaching of oral genres: an analysis in 8th and 9th grade elementary textbooks.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Ellany Dias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA , Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MENDES, Tathiane Pereira.
Keywords: Gênero oral;Oralidade;Língua portuguesa - livro didático;Gênero textual;Oral Genre;Orality;Portuguese Language - Textbook;Text Genre
Issue Date: 30-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Allany Dias. O ensino dos gêneros orais: uma análise em livros didáticos no 8° e 9° ano do fundamental II. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho com a oralidade ainda é hoje um tabu para muitos professores de língua portuguesa, a começar das dúvidas e desafios que emergem nas práticas escolares em torno dos gêneros orais que circulam socialmente. Neste sentindo, a presente pesquisa tem como objetivo geral abordar o ensino dos gêneros orais, contemplando propostas de ensino desses gêneros nas ultimas séries do ensino fundamental II, por meio de uma análise em livros didáticos do oitavo e nono ano, da coleção Singular & Plural: leitura, produção e estudos de linguagem. Tem como objetivos específicos, observar se os gêneros orais estão sendo colados em evidência como atividade necessária em sala de aula, quais desses gêneros são trabalhados e de que forma são propostas suas produções, tomando como base teórica, para essa análise os PCN (1998), e um conjunto de teóricos que discutem sobre a importância dos gêneros textuais em sala de aula para prática significativa. É uma pesquisa de natureza bibliográfica e qualitativa, com vistas a sugerir propostas ao professor de língua portuguesa para o ensino dos gêneros orais em sala de aula, através de uma sequência didática, como modelo de trabalho, considerando que a atenção às práticas orais em sala de aula contribui de modo eficiente para o desenvolvimento linguístico e discursivo do aprendiz.
Abstract: Nowadays, working with the orality still represents a taboo for most of Portuguese language professors, beginning at the questions and challenges which arise in the school practices related to the oral genres that circulate among society. Thus, this work has as general aim to address the oral genres teaching in more practical terms, emphasizing some proposals of working with those genres in the last grades of elementary school II, by analyzing didactic books which are often used at the 8th and 9th grades, from the collection “Singular & Plural: leitura, produção e estudos de linguagem”. The specific aims of this work are (1) to evaluate if the oral genres are being highlighted as requisites In-class learning activities, (2) which genres are being specifically developed and (3) how the proposals are implemented, using as knowledge source the “PCN (1998)” and a group of researchers who discuss about the importance of the text genres In-class for the significant practice. This is a literature review and qualitative work, which undertake to make suggestions for the professors of Portuguese about the oral genres teaching practice in the classroom, through a didactic sequence, as a work model, considering that the attention to the oral practices In-class contribute efficiently for the language and discursive development of the learner.
Keywords: Gênero oral
Oralidade
Língua portuguesa - livro didático
Gênero textual
Oral Genre
Orality
Portuguese Language - Textbook
Text Genre
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8866
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELLANY DIAS ALVES. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS -LÍNGUA PORTUGUESA. 2016.pdfEllany Dias Alves. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2016.634.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.