Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8866
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, E. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0934448155226124pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, R. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6107356708140208pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA , Hérica Paiva.-
dc.contributor.referee2MENDES, Tathiane Pereira.-
dc.description.resumoO trabalho com a oralidade ainda é hoje um tabu para muitos professores de língua portuguesa, a começar das dúvidas e desafios que emergem nas práticas escolares em torno dos gêneros orais que circulam socialmente. Neste sentindo, a presente pesquisa tem como objetivo geral abordar o ensino dos gêneros orais, contemplando propostas de ensino desses gêneros nas ultimas séries do ensino fundamental II, por meio de uma análise em livros didáticos do oitavo e nono ano, da coleção Singular & Plural: leitura, produção e estudos de linguagem. Tem como objetivos específicos, observar se os gêneros orais estão sendo colados em evidência como atividade necessária em sala de aula, quais desses gêneros são trabalhados e de que forma são propostas suas produções, tomando como base teórica, para essa análise os PCN (1998), e um conjunto de teóricos que discutem sobre a importância dos gêneros textuais em sala de aula para prática significativa. É uma pesquisa de natureza bibliográfica e qualitativa, com vistas a sugerir propostas ao professor de língua portuguesa para o ensino dos gêneros orais em sala de aula, através de uma sequência didática, como modelo de trabalho, considerando que a atenção às práticas orais em sala de aula contribui de modo eficiente para o desenvolvimento linguístico e discursivo do aprendiz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleO ensino dos gêneros orais: uma análise em livros didáticos no 8° e 9° ano do fundamental II.pt_BR
dc.date.issued2016-05-30-
dc.description.abstractNowadays, working with the orality still represents a taboo for most of Portuguese language professors, beginning at the questions and challenges which arise in the school practices related to the oral genres that circulate among society. Thus, this work has as general aim to address the oral genres teaching in more practical terms, emphasizing some proposals of working with those genres in the last grades of elementary school II, by analyzing didactic books which are often used at the 8th and 9th grades, from the collection “Singular & Plural: leitura, produção e estudos de linguagem”. The specific aims of this work are (1) to evaluate if the oral genres are being highlighted as requisites In-class learning activities, (2) which genres are being specifically developed and (3) how the proposals are implemented, using as knowledge source the “PCN (1998)” and a group of researchers who discuss about the importance of the text genres In-class for the significant practice. This is a literature review and qualitative work, which undertake to make suggestions for the professors of Portuguese about the oral genres teaching practice in the classroom, through a didactic sequence, as a work model, considering that the attention to the oral practices In-class contribute efficiently for the language and discursive development of the learner.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8866-
dc.date.accessioned2019-11-05T13:36:54Z-
dc.date.available2019-11-05-
dc.date.available2019-11-05T13:36:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGênero oralpt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - livro didáticopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectOral Genrept_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.subjectPortuguese Language - Textbookpt_BR
dc.subjectText Genrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Ellany Dias.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of oral genres: an analysis in 8th and 9th grade elementary textbooks.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Allany Dias. O ensino dos gêneros orais: uma análise em livros didáticos no 8° e 9° ano do fundamental II. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELLANY DIAS ALVES. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS -LÍNGUA PORTUGUESA. 2016.pdfEllany Dias Alves. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2016.634.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.