Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8867
Title: | Multiletramentos e as tics: novas perspectivas para o ensino de língua portuguesa. |
Other Titles: | Multilocations and tics: new perspectives for teaching Portuguese speaking. |
???metadata.dc.creator???: | FERREIRA, Paula Regilândia Oliveira Nunes. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | PEREIRA, Hérica Paiva. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SOUSA, José Wanderley Alves de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | SILVA, Abdoral Inácio da. |
Keywords: | Língua Portuguesa - ensino;Tecnologia da informação e comunicação (TICs) - Ensino língua portuguesa;Multiletramento;Ferramenta pedagógica - Facebook;Portuguese language - teaching;Information and Communication Technology (ICTs) - Teaching Portuguese;Multitracking;Teaching tool |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FERREIRA, Paula Regilândia Oliveira Nunes. Multiletramentos e as tics: novas perspectivas para o ensino de língua portuguesa. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A sociedade contemporânea é marcada pelo desenvolvimento tecnológico e científico, assinalada pelo desenvolvimento das diversas mídias e pelo crescente uso do espaço cibernético e das redes sociais. Diante deste contexto, as práticas de letramentos se tornam cada vez mais complexas, passando a exigir dos diversos grupos sociais e culturais o desenvolvimento de competências e habilidades individuais específicas e diferenciadas, ou seja, a exigência de multiletramentos para que haja uma melhor e significativa interação nas práticas comunicativas e sociais que se estabeleceu na sociedade atual. Neste cenário de novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) onde existem novos textos, novas linguagens, devemos, pensar também nas inovadoras possibilidades e nas diferentes alternativas para a educação e para o ensino de Língua Portuguesa. Desse modo, para realizar esta pesquisa, nos fundamentamos nos estudos de Kleiman (2007), Soares (2012), Rojo e Moura (2012) Barbosa e Rojo (2015) entre outros, com o escopo de refletir alguns conceitos de letramento e multiletramentos para darmos ênfase às investigações teóricas dos novos estudos sobre as linguagens que se desenvolveram nas últimas décadas e a sua importância no contexto da escola. Discorremos sobre a relevância das novas TICs no contexto das mudanças das práticas comunicativas atuais e a sua relevante abordagem no contexto escolar e sobre o uso do gênero textual digital Facebook como uma importante ferramenta pedagógica para o ensino da língua materna. Para isso, apresentamos possiblidades de atividades pedagógicas de retextualização que incentivam o professor de Língua Portuguesa a desenvolver um trabalho sistemático com os gêneros digitais atuais, em suas aulas, utilizamos como tema para a realização de tais atividades o Facebook, isso porque entendemos que é necessário levar em consideração que este novo contexto da sociedade hipermoderna, através do avanço tecnológico e do advento da internet, deve fazer parte das práticas de ensino-aprendizagem, como instrumentos capazes de proporcionar um estudo mais participativo e construtivo. |
Abstract: | Contemporary society is marked by technological and scientific development, marked by the development of various media and the increasing use of space cybernetics and social networks. Given this context, literacy practices become increasingly complex, demanding from the various social and cultural groups the development of specific and differentiated individual competencies and skills, or that is, the requirement for multi-measures to have a better and meaningful interaction in communicative and social practices that have been established in today's society. In this new scenario Information and Communication Technologies (ICTs) where there are new texts, new languages, we must also think about the innovative possibilities and the different alternatives for Portuguese language education and teaching. Thus, to realize This research is based on the studies by Kleiman (2007), Soares (2012), Rojo and Moura (2012) Barbosa and Rojo (2015) among others, with the scope of reflecting some concepts literacy and multi-tooling techniques to emphasize the theoretical investigations of the new studies on the languages that have developed in the last decades and their importance in the school context. We discuss the relevance of new ICTs in the context of changing current communicative practices and their relevant approach in the school context and on the use of the digital textual genre Facebook as an important pedagogical tool for the mother tongue teaching. For this, we present possibilities of pedagogical activities of retextualization that encourage the Portuguese language teacher to develop a work with the current digital genres in their classes, we use as a theme for the conducting such activities Facebook, because we understand that it is necessary to take into whereas this new context of hypermodern society, by technology and the advent of the internet, should be part of teaching-learning practices, as tools capable of providing a more participative and constructive study. |
Keywords: | Língua Portuguesa - ensino Tecnologia da informação e comunicação (TICs) - Ensino língua portuguesa Multiletramento Ferramenta pedagógica - Facebook Portuguese language - teaching Information and Communication Technology (ICTs) - Teaching Portuguese Multitracking Teaching tool |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Letras - Língua Portuguesa. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8867 |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PAULA REGILÂNDIA OLIVEIRA NUNES FERREIRA. TCC. ESP. LÍNGUA PORTUGUESA.2016.pdf | Paula Regilândia Oliveira Nunes Ferreira. TCC. ESP. Língua Portuguesa.2016. | 1.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.