Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8867
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERREIRA, P. R. O. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2928220018974174pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Hérica Paiva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoA sociedade contemporânea é marcada pelo desenvolvimento tecnológico e científico, assinalada pelo desenvolvimento das diversas mídias e pelo crescente uso do espaço cibernético e das redes sociais. Diante deste contexto, as práticas de letramentos se tornam cada vez mais complexas, passando a exigir dos diversos grupos sociais e culturais o desenvolvimento de competências e habilidades individuais específicas e diferenciadas, ou seja, a exigência de multiletramentos para que haja uma melhor e significativa interação nas práticas comunicativas e sociais que se estabeleceu na sociedade atual. Neste cenário de novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) onde existem novos textos, novas linguagens, devemos, pensar também nas inovadoras possibilidades e nas diferentes alternativas para a educação e para o ensino de Língua Portuguesa. Desse modo, para realizar esta pesquisa, nos fundamentamos nos estudos de Kleiman (2007), Soares (2012), Rojo e Moura (2012) Barbosa e Rojo (2015) entre outros, com o escopo de refletir alguns conceitos de letramento e multiletramentos para darmos ênfase às investigações teóricas dos novos estudos sobre as linguagens que se desenvolveram nas últimas décadas e a sua importância no contexto da escola. Discorremos sobre a relevância das novas TICs no contexto das mudanças das práticas comunicativas atuais e a sua relevante abordagem no contexto escolar e sobre o uso do gênero textual digital Facebook como uma importante ferramenta pedagógica para o ensino da língua materna. Para isso, apresentamos possiblidades de atividades pedagógicas de retextualização que incentivam o professor de Língua Portuguesa a desenvolver um trabalho sistemático com os gêneros digitais atuais, em suas aulas, utilizamos como tema para a realização de tais atividades o Facebook, isso porque entendemos que é necessário levar em consideração que este novo contexto da sociedade hipermoderna, através do avanço tecnológico e do advento da internet, deve fazer parte das práticas de ensino-aprendizagem, como instrumentos capazes de proporcionar um estudo mais participativo e construtivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleMultiletramentos e as tics: novas perspectivas para o ensino de língua portuguesa.pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractContemporary society is marked by technological and scientific development, marked by the development of various media and the increasing use of space cybernetics and social networks. Given this context, literacy practices become increasingly complex, demanding from the various social and cultural groups the development of specific and differentiated individual competencies and skills, or that is, the requirement for multi-measures to have a better and meaningful interaction in communicative and social practices that have been established in today's society. In this new scenario Information and Communication Technologies (ICTs) where there are new texts, new languages, we must also think about the innovative possibilities and the different alternatives for Portuguese language education and teaching. Thus, to realize This research is based on the studies by Kleiman (2007), Soares (2012), Rojo and Moura (2012) Barbosa and Rojo (2015) among others, with the scope of reflecting some concepts literacy and multi-tooling techniques to emphasize the theoretical investigations of the new studies on the languages ​​that have developed in the last decades and their importance in the school context. We discuss the relevance of new ICTs in the context of changing current communicative practices and their relevant approach in the school context and on the use of the digital textual genre Facebook as an important pedagogical tool for the mother tongue teaching. For this, we present possibilities of pedagogical activities of retextualization that encourage the Portuguese language teacher to develop a work with the current digital genres in their classes, we use as a theme for the conducting such activities Facebook, because we understand that it is necessary to take into whereas this new context of hypermodern society, by technology and the advent of the internet, should be part of teaching-learning practices, as tools capable of providing a more participative and constructive study.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8867
dc.date.accessioned2019-11-05T14:10:24Z
dc.date.available2019-11-05
dc.date.available2019-11-05T14:10:24Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicação (TICs) - Ensino língua portuguesapt_BR
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectFerramenta pedagógica - Facebookpt_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technology (ICTs) - Teaching Portuguesept_BR
dc.subjectMultitrackingpt_BR
dc.subjectTeaching toolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Paula Regilândia Oliveira Nunes.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMultilocations and tics: new perspectives for teaching Portuguese speaking.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Paula Regilândia Oliveira Nunes. Multiletramentos e as tics: novas perspectivas para o ensino de língua portuguesa. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULA REGILÂNDIA OLIVEIRA NUNES FERREIRA. TCC. ESP. LÍNGUA PORTUGUESA.2016.pdfPaula Regilândia Oliveira Nunes Ferreira. TCC. ESP. Língua Portuguesa.2016.1.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.