Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877
Title: | Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano. |
Other Titles: | Cordel and classroom literature: popular culture as a way to a contextualized education in Paraibano West Cariri Cordel y literatura en el aula: cultura popular como una forma de educación contextualizada en Paraibano West Cariri |
???metadata.dc.creator???: | PRATA, Arysttótenes da Silva. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | FURTADO, Quézia Vila Flor. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | PORTO, Shirley Barbosa das Neves. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | LACERDA, Alecksandra Vieira de. |
Keywords: | Literatura de cordel e educação;Cordel e sala de aula;Cultura popular;Educação Contextualizada;Práticas educacionais - Cariri Ocidental Paraibano;Cariri Ocidental Paraibano - Práticas Educacionais;Literatura del Cordón y Educación;Educación contextualizada;Contextualized Education;Cord Literature and Education |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho propõe uma análise sobre a utilização da Literatura de Cordel como ferramenta de auxilio na educação e sua relação com a contextualização da educação para convivência com o semiárido brasileiro. A poesia popular, representada pelo cordel, como forma de ressiguinificar as práticas pedagógicas docentes, proporcionado um cenário pedagógico de desenvolvimento intelectual através da literatura popular do semiárido e sua interação com docentes, estudantes e conteúdos diversos. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre o uso da literatura de cordel como proposta pedagógica no processo de contextualização da educação no Cariri Ocidental paraibano. A pesquisa demonstrou que tanto professores quanto estudantes, do cariri ocidental paraibano, têm uma receptividade positiva em relação à Literatura de Cordel, reconhecem seu valor literário e se agradam deste tipo de leitura. Esta pesquisa utiliza abordagem qualitativa e se fundamenta nas orientações de José Maria Tavares de Andrade (2009), Paulo Freire (1970), Helder Pinheiro (2007) e Arievaldo Viana (2010). |
Keywords: | Literatura de cordel e educação Cordel e sala de aula Cultura popular Educação Contextualizada Práticas educacionais - Cariri Ocidental Paraibano Cariri Ocidental Paraibano - Práticas Educacionais Literatura del Cordón y Educación Educación contextualizada Contextualized Education Cord Literature and Education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARYSTTÓTENES DA SILVA PRATA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2011.pdf | Arysttótenes da Silva Prata - TCC Esp. Educação Contextualizada 2011 | 824.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.