Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877
Title: Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano.
Other Titles: Cordel and classroom literature: popular culture as a way to a contextualized education in Paraibano West Cariri
Cordel y literatura en el aula: cultura popular como una forma de educación contextualizada en Paraibano West Cariri
???metadata.dc.creator???: PRATA, Arysttótenes da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FURTADO, Quézia Vila Flor.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PORTO, Shirley Barbosa das Neves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LACERDA, Alecksandra Vieira de.
Keywords: Literatura de cordel e educação;Cordel e sala de aula;Cultura popular;Educação Contextualizada;Práticas educacionais - Cariri Ocidental Paraibano;Cariri Ocidental Paraibano - Práticas Educacionais;Literatura del Cordón y Educación;Educación contextualizada;Contextualized Education;Cord Literature and Education
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho propõe uma análise sobre a utilização da Literatura de Cordel como ferramenta de auxilio na educação e sua relação com a contextualização da educação para convivência com o semiárido brasileiro. A poesia popular, representada pelo cordel, como forma de ressiguinificar as práticas pedagógicas docentes, proporcionado um cenário pedagógico de desenvolvimento intelectual através da literatura popular do semiárido e sua interação com docentes, estudantes e conteúdos diversos. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre o uso da literatura de cordel como proposta pedagógica no processo de contextualização da educação no Cariri Ocidental paraibano. A pesquisa demonstrou que tanto professores quanto estudantes, do cariri ocidental paraibano, têm uma receptividade positiva em relação à Literatura de Cordel, reconhecem seu valor literário e se agradam deste tipo de leitura. Esta pesquisa utiliza abordagem qualitativa e se fundamenta nas orientações de José Maria Tavares de Andrade (2009), Paulo Freire (1970), Helder Pinheiro (2007) e Arievaldo Viana (2010).
Keywords: Literatura de cordel e educação
Cordel e sala de aula
Cultura popular
Educação Contextualizada
Práticas educacionais - Cariri Ocidental Paraibano
Cariri Ocidental Paraibano - Práticas Educacionais
Literatura del Cordón y Educación
Educación contextualizada
Contextualized Education
Cord Literature and Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARYSTTÓTENES DA SILVA PRATA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2011.pdfArysttótenes da Silva Prata - TCC Esp. Educação Contextualizada 2011824.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.