Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPRATA, A. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1FURTADO, Quézia Vila Flor.-
dc.contributor.advisor1IDFURTADO, Q. V. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795834940015902pt_BR
dc.contributor.referee1PORTO, Shirley Barbosa das Neves.-
dc.contributor.referee2LACERDA, Alecksandra Vieira de.-
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma análise sobre a utilização da Literatura de Cordel como ferramenta de auxilio na educação e sua relação com a contextualização da educação para convivência com o semiárido brasileiro. A poesia popular, representada pelo cordel, como forma de ressiguinificar as práticas pedagógicas docentes, proporcionado um cenário pedagógico de desenvolvimento intelectual através da literatura popular do semiárido e sua interação com docentes, estudantes e conteúdos diversos. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre o uso da literatura de cordel como proposta pedagógica no processo de contextualização da educação no Cariri Ocidental paraibano. A pesquisa demonstrou que tanto professores quanto estudantes, do cariri ocidental paraibano, têm uma receptividade positiva em relação à Literatura de Cordel, reconhecem seu valor literário e se agradam deste tipo de leitura. Esta pesquisa utiliza abordagem qualitativa e se fundamenta nas orientações de José Maria Tavares de Andrade (2009), Paulo Freire (1970), Helder Pinheiro (2007) e Arievaldo Viana (2010).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleLiteratura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877-
dc.date.accessioned2019-11-05T17:59:44Z-
dc.date.available2019-11-05-
dc.date.available2019-11-05T17:59:44Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura de cordel e educaçãopt_BR
dc.subjectCordel e sala de aulapt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectEducação Contextualizadapt_BR
dc.subjectPráticas educacionais - Cariri Ocidental Paraibanopt_BR
dc.subjectCariri Ocidental Paraibano - Práticas Educacionaispt_BR
dc.subjectLiteratura del Cordón y Educaciónpt_BR
dc.subjectEducación contextualizadapt_BR
dc.subjectContextualized Educationpt_BR
dc.subjectCord Literature and Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPRATA, Arysttótenes da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCordel and classroom literature: popular culture as a way to a contextualized education in Paraibano West Cariript_BR
dc.title.alternativeCordel y literatura en el aula: cultura popular como una forma de educación contextualizada en Paraibano West Cariript_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARYSTTÓTENES DA SILVA PRATA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2011.pdfArysttótenes da Silva Prata - TCC Esp. Educação Contextualizada 2011824.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.