Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPRATA, A. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1FURTADO, Quézia Vila Flor.-
dc.contributor.advisor1IDFURTADO, Q. V. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795834940015902pt_BR
dc.contributor.referee1PORTO, Shirley Barbosa das Neves.-
dc.contributor.referee2LACERDA, Alecksandra Vieira de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.prata-
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma análise sobre a utilização da Literatura de Cordel como ferramenta de auxilio na educação e sua relação com a contextualização da educação para convivência com o semiárido brasileiro. A poesia popular, representada pelo cordel, como forma de ressiguinificar as práticas pedagógicas docentes, proporcionado um cenário pedagógico de desenvolvimento intelectual através da literatura popular do semiárido e sua interação com docentes, estudantes e conteúdos diversos. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre o uso da literatura de cordel como proposta pedagógica no processo de contextualização da educação no Cariri Ocidental paraibano. A pesquisa demonstrou que tanto professores quanto estudantes, do cariri ocidental paraibano, têm uma receptividade positiva em relação à Literatura de Cordel, reconhecem seu valor literário e se agradam deste tipo de leitura. Esta pesquisa utiliza abordagem qualitativa e se fundamenta nas orientações de José Maria Tavares de Andrade (2009), Paulo Freire (1970), Helder Pinheiro (2007) e Arievaldo Viana (2010).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleLiteratura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877-
dc.date.accessioned2019-11-05T17:59:44Z-
dc.date.available2019-11-05-
dc.date.available2019-11-05T17:59:44Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura de cordel e educaçãopt_BR
dc.subjectCordel e sala de aulapt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectEducação Contextualizadapt_BR
dc.subjectPráticas educacionais - Cariri Ocidental Paraibanopt_BR
dc.subjectCariri Ocidental Paraibano - Práticas Educacionaispt_BR
dc.subjectLiteratura del Cordón y Educaciónpt_BR
dc.subjectEducación contextualizadapt_BR
dc.subjectContextualized Educationpt_BR
dc.subjectCord Literature and Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPRATA, Arysttótenes da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCordel and classroom literature: popular culture as a way to a contextualized education in Paraibano West Cariri.pt_BR
dc.title.alternativeCordel y literatura en el aula: cultura popular como una forma de educación contextualizada en Paraibano West Cariri.pt_BR
dc.identifier.citationPRATA, Arysttótenes da Silva. Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano. 2011. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo propone un análisis sobre el uso de la literatura de cordel, como una herramienta de ayuda en la educación y su relación con el contexto de la educación para la convivencia con el semiárido brasileño. La poesía popular, representada por el Cordel, como una manera de profesores cambiare pedagogías de enseñanza, recriando el escenario pedagógico proporcionando un desarrollo intelectual a través de la literatura popular de los áridos y su interacción con los profesores, estudiantes y contenidos diversos. El objetivo de este trabajo es reflejar sobre el uso de la literatura como una propuesta pedagógica en el proceso de contextualización de la educación en la región del Cariri Ocidental Paraibano. La investigación ha demostrado que tanto profesores como estudiantes del cariri paraibano, tiene una acogida positiva en relación a esta literatura, reconocen su valor literario y el atractivo de este tipo de lectura. Esta pesquisa tiene el propósito, esta investigación utiliza un enfoque cualitativo y se basa en las directrices de José Maria Tavares de Andrade (2009), Paulo Freire (1970), Helder Pinheiro (2007) y Arievaldo Viana (2010).es
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARYSTTÓTENES DA SILVA PRATA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2011.pdfArysttótenes da Silva Prata - TCC Esp. Educação Contextualizada 2011402.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.