Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | PRATA, A. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FURTADO, Quézia Vila Flor. | - |
dc.contributor.advisor1ID | FURTADO, Q. V. F. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8795834940015902 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | PORTO, Shirley Barbosa das Neves. | - |
dc.contributor.referee2 | LACERDA, Alecksandra Vieira de. | - |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe uma análise sobre a utilização da Literatura de Cordel como ferramenta de auxilio na educação e sua relação com a contextualização da educação para convivência com o semiárido brasileiro. A poesia popular, representada pelo cordel, como forma de ressiguinificar as práticas pedagógicas docentes, proporcionado um cenário pedagógico de desenvolvimento intelectual através da literatura popular do semiárido e sua interação com docentes, estudantes e conteúdos diversos. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre o uso da literatura de cordel como proposta pedagógica no processo de contextualização da educação no Cariri Ocidental paraibano. A pesquisa demonstrou que tanto professores quanto estudantes, do cariri ocidental paraibano, têm uma receptividade positiva em relação à Literatura de Cordel, reconhecem seu valor literário e se agradam deste tipo de leitura. Esta pesquisa utiliza abordagem qualitativa e se fundamenta nas orientações de José Maria Tavares de Andrade (2009), Paulo Freire (1970), Helder Pinheiro (2007) e Arievaldo Viana (2010). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Literatura de cordel e sala de aula: a cultura popular como caminho para uma educação contextualizada no Cariri Ocidental Paraibano. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8877 | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-05T17:59:44Z | - |
dc.date.available | 2019-11-05 | - |
dc.date.available | 2019-11-05T17:59:44Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel e educação | pt_BR |
dc.subject | Cordel e sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Educação Contextualizada | pt_BR |
dc.subject | Práticas educacionais - Cariri Ocidental Paraibano | pt_BR |
dc.subject | Cariri Ocidental Paraibano - Práticas Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Literatura del Cordón y Educación | pt_BR |
dc.subject | Educación contextualizada | pt_BR |
dc.subject | Contextualized Education | pt_BR |
dc.subject | Cord Literature and Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PRATA, Arysttótenes da Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Cordel and classroom literature: popular culture as a way to a contextualized education in Paraibano West Cariri | pt_BR |
dc.title.alternative | Cordel y literatura en el aula: cultura popular como una forma de educación contextualizada en Paraibano West Cariri | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARYSTTÓTENES DA SILVA PRATA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2011.pdf | Arysttótenes da Silva Prata - TCC Esp. Educação Contextualizada 2011 | 824.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.