Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8880
Title: Literatura e cinema: sequências didáticas com contos de fadas.
Other Titles: Literature and cinema: didactic sequences with fairy tales.
???metadata.dc.creator???: ESTRELA, Werlaynne Kelly Anacleto Quaresma.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DIAS, Daise Lilian Fonseca.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRAGA, Elinaldo Mendes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Fabione Gomes da.
Keywords: Literatura-ensino;Literatura-cinema;Cinema-sala de aula;Contos de fada-cinderela;Literature-teaching;Cinema Literature;Cinema-classroom;Cinderella Fairy Tales
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ESTRELA, Werlaynne Kelly Anacleto Quaresma. Literatura e cinema: sequências didáticas com contos de fadas. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: RESUMO: O objetivo desta pesquisa é oferecer meios para facilitar o letramento literário em sala de aula, ressaltando a importância do professor para o êxito desse processo. Para promover o ensino de literatura, será proposto que se utilize de adaptações cinematográficas de obras literárias, em especial do conto de fadas Cinderela, como forma de resgatar a interesse pelo texto original. Será feito um resgate da importância dos contos de fada para atrair a atenção dos alunos, por serem texto curtos e de uma identificação com a vida dos alunos, e demonstrar-se-á, através das adaptações fílmicas, que os contos de fadas têm uma importância fundamental para o desenvolvimento intelectual da criança. O cinema é veículo atraente para um resgate dos contos de fadas para os alunos, visto que as obras mais adaptadas para o cinema na atualidade são contos de fadas, e esse dado deve ser levado em consideração quando se trata também do seu uso na sala de aula. Por fim, será feita a proposta de uma sequencia didática, utilizando-se da interface entre literatura e cinema, com o filme Cinderela (2015), o qual servirá como uma proposta para a promoção do letramento literário.
Abstract: The objective of this research is to offer ways in order to facilitate literary literacy in the classroom, highlighting the importance of the teacher to the success of this process. To promote the teaching of literature, it will be proposed the use of film adaptations of literary works, specially the fairy tale Cinderella, as a way of stimulating student’s interest by the original text. It will be discussed the importance of fairy tales to attract student’s attention, since they are short and students can relate themselves to the story, and it will be shown, through film adaptations that the fairy tales have a fundamental importance for the intellectual development of children. The cinema is an attractive vehicle to the raising of interests on fairy tales and this data should be taken into consideration when it comes to its usage in class. Finally, it will be proposed a didactic sequence based on the interface literature and cinema with the movie Cinderella (2015) that will work as a proposal to promote literary literacy.
Keywords: Literatura-ensino
Literatura-cinema
Cinema-sala de aula
Contos de fada-cinderela
Literature-teaching
Cinema Literature
Cinema-classroom
Cinderella Fairy Tales
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8880
Appears in Collections:Especialização em Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WERLAYNNE KELLY ANACLETO QUARESMA ESTRELA. TCC. ESP. EM ESTUDOS LITERÁRIOS.2016.pdfWerlaynne Kelly Anacleto Quaresma Estrela.TCC. ESP. em Estudos Literários.2016.406.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.