Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8893
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLOPES, F. E. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1501395371701559pt_BR
dc.contributor.advisor1DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.advisor1IDDIAS, D. L. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4229082666899564pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
dc.contributor.referee2CASTRO, Luciana Parnaíba de.
dc.description.resumoOs estudos desenvolvidos acerca da linguagem ao longo dos séculos concebem tal instrumento como tão importante que, de fato, sem ela, o ser humano não seria capaz de pensar, pois todo pensamento estrutura-se na forma de algum tipo de linguagem, seja ela verbal, visual, gestual etc. Filósofos, linguistas e estudiosos relacionam a linguagem à própria ideia de existência, configurando-a como base para todo conhecimento humano sobre a natureza e o próprio homem, embora a ciência que a estuda, a Linguística, passou a ser considerada como autônoma, recebendo o status de ciência, propriamente, a partir do século XX com os estudos de Saussure, o que deu início a uma série de transformações em seu sistema de compreensão da linguagem, assumindo diversas perspectivas ao passo que dava origem a Linguística Aplicada, campo do conhecimento que surge como aplicação da Linguística Teórica, renegada ao ensino de línguas estrangeiras e que, mais tarde, desenvolve-se com autonomia no estudo das diversas dimensões da língua em seu uso interacional. Desse modo, este trabalho tem como objetivo discutir a inserção da abordagem cultural no processo de aprendizagem de língua inglesa, bem como discutir essa prática através do uso do gênero textual ‘filme’, com foco na representação de estereótipos culturais no filme “Amor por Acaso”, a partir de uma perspectiva intercultural que permite ao aprendiz o espaço da reflexão de sua própria cultura e da cultura do outro, assim como a crítica às concepções e visões impostas como hegemônicas. Com base em discussões teóricas de autores como: Rodrigues (2011), Rajagopalan (2006), Celani (1992), Kleiman (1992), Rojo (2007) e Moita Lopes (2012), pretende-se, para uma maior compreensão desta pesquisa, contextualizar brevemente o percurso da Linguística Aplicada, desde seu surgimento até as ‘viradas’ que objetivaram ressignificar suas concepções, no intuito de propor a reflexão do ensino de cultura em sala de aula de língua inglesa como uma ferramenta que permite a percepção de representações estereotipadas de indivíduos sociais, abrindo espaço para um posicionamento crítico em relação a estas. Considerando-se tais pressupostos, pretende-se ainda nesta pesquisa, traçar reflexões sobre aspectos da Crosscultural Approach, bem como das representações de estrangeiros e brasileiros em filmes da tradição anglo-americana, apoiando-se, portanto, em autores como: Webb (2009), Silva (2014), Brito; Custódio (2015), Bennet (2004) e também Byram et al (2002).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleEnsino de cultura nas aulas de inglês através do filme "Amor por acaso": um olhar crítico para estereótipos de estrangeiros.pt_BR
dc.date.issued2018-05-24
dc.description.abstractThe studies developed on language over the centuries conceive such an instrument as so important that, in fact, without it, the human being would not be able to think, since all thought structures itself in the form of some kind of language, be it verbal, visual, gestural etc. Philosophers, linguists, and scholars relate language to the very idea of existence, setting it up as the basis for all human knowledge about nature and man himself, although the science that studies it, Linguistics, came to be regarded as autonomous, receiving the status of science, properly, from the twentieth century onwards with Saussure's studies, which initiated a series of transformations in its system of language comprehension, assuming diverse perspectives while giving rise to Applied Linguistics, knowledge field that arises as an application of theoretical linguistics, renegaded to the teaching of foreign languages and that later developed with autonomy in the study of the various dimensions of the language in its interactional use. Thus, this work aims to discuss the insertion of the cultural approach in the English language learning process, as well as discuss this practice through the use of the textual genre "movie", focusing on the representation of cultural stereotypes in the movie "Bed&Breakfast" [Amor Por Acaso], from an intercultural perspective that allows the learner the space of reflection of his own culture and the culture of the other, as well as criticism of conceptions and visions imposed as hegemonic. Based on the theoretical discussions of authors such as Rodrigues (2011), Rajagopalan (2006), Celani (1992), Kleiman (1992), Rojo (2007) and Moita Lopes (2012), we intend for a better understanding of this research, to contextualize briefly the course of Applied Linguistics, from its inception to the "turns" that aimed to resignify its conceptions, in order to propose the reflection of the teaching of culture in English - speaking classrooms as a tool that allows the perception of stereotyped representations of social individuals, opening space for a critical position in relation to them. Considering these assumptions, it is still intended in this research to draw up reflections on aspects of Crosscultural Approach, as well as representations of foreigners and Brazilians in films of the Anglo-American tradition, thus relying on authors such as: Webb (2009), Silva (2014), Brito and Custódio (2015), Bennet (2004) and also Byram et al (2002).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8893
dc.date.accessioned2019-11-06T11:22:52Z
dc.date.available2019-11-06
dc.date.available2019-11-06T11:22:52Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa- ensinopt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectEnsino de cultura inglesapt_BR
dc.subjectGênero textual filmept_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectApplied Linguisticspt_BR
dc.subjectEnglish ulture teachingpt_BR
dc.subjectTextual Genre Moviept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOPES, Francisco Edson de Freitas.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching culture in English classes through the movie "Love of chance": a critical look at stereotypes of foreigners.pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Francisco Edson de Freitas. Ensino de cultura nas aulas de inglês através do filme "Amor por acaso": um olhar crítico para estereótipos de estrangeiros. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO EDSON DE FREITAS LOPES. TCC. ESP. EM LÍNGUA INGLESA. 2018.pdfFrancisco Edson de Freitas Lopes. TCC. ESP. em Língua Inglesa. 2018.595.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.