Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8896
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CASTRO, Luciana Parnaíba de.
dc.contributor.advisor1IDCASTRO, Luciana Parnaíba de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5583555393096800pt_BR
dc.contributor.referee1MORAIS, Daniela Miguel de Souza.
dc.contributor.referee2QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.description.resumoO advento da globalização trouxe consideráveis avanços para as ferramentas de ensino, principalmente no que diz respeito às línguas estrangeiras. Dentre estas ferramentas, a música continua sendo um dos mais eficazes meios de ensino de língua inglesa, por carregar fortes traços culturais dos povos e nações de onde provem, justamente porque cada povo insere suas características próprias em cada expressão musical produzida, seja letra, melodia ou mesmo nos instrumentos utilizados na produção de sua arte. Assim, é possível apresentar tais aspectos durante o ensino de línguas, já que, na contemporaneidade, não são poucas as nações onde o inglês é a primeira língua, a segunda ou o idioma mais falado, tornando-se parte dos costumes locais. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo geral observar a relevância do uso da música como ferramenta de ensino de cultura de língua inglesa, focando não apenas nos países mais conhecidos que tem o inglês como primeira língua, mas enfatizando outras nações de outros continentes. E por objetivos específicos, temos: 1. Identificar como este gênero pode ser empregado em sala de aula; 2. Refletir sobre a efetividade do aprendizado de cultura ao utilizá-lo; 3. Indicar as possíveis diferenças no tocante aos objetivos do seu uso específico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza analítico-descritiva, efetuada através de revisão de literatura e análise de letras de músicas, cujos resultados serão analisados de forma qualitativa. A pesquisa está fundamentada em autores como Hall (2006), Mendes (2012), Shin (2017), Costa (2018), entre outros. Espera-se que contribua academicamente, no que diz respeito a apontar as contribuições da música no ensino de cultura de língua inglesa, bem como na descoberta e evidência de outras ferramentas de ensino, enfatizando os aspectos sociais e culturais do uso do idioma, enxergando-o não apenas como um meio de comunicação, mas também como parte inerente da cultura de uma civilização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras- Língua Inglesa.pt_BR
dc.titleO ensino de cultura por meio da música nas aulas de língua inglesa.pt_BR
dc.date.issued2018-11-06
dc.description.abstractThe advent of globalization has brought considerable advances to the teaching tools, especially as far as foreign languages are concerned. Among these tools, music continues to be one of the most effective means of teaching English, because it carries strong cultural traits of the peoples and nations from which it originates, precisely because each people inserts their own characteristics into each musical expression produced, whether they are lyrics, melody or even in the instruments used in the production of their art. Thus, it is possible to present such aspects during language teaching, since, there are many nations where English is the first language, second or most spoken language, becoming part of local customs. In this sense, the main objective of this work is to observe the relevance of the use of music as a tool for teaching English language culture, focusing not only on the most known countries that have English as their first language, but also emphasizing other nations of other continents. And as specific purposes, we have: 1. Identify how this genre can be used in the classroom; 2. Reflect on the effectiveness of culture learning in using it; 3. Indicate possible differences regarding the objectives of its specific use. It is a bibliographical research, analytical-descriptive, carried out through literature review and analysis of lyrics, which results will be analyzed in a qualitative way. The research is based on authors such as Hall (2006), Mendes (2012), Shin (2017), Costa (2018), among others. It is hoped that it will contribute academically, with respect to pointing out the contributions of music in the teaching of English-language culture, as well as in the discovery and evidence of other teaching tools, emphasizing the social and cultural aspects of the use of the language, not only as a means of communication, but also as an inherent part of the culture of a civilization.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8896
dc.date.accessioned2019-11-06T11:47:35Z
dc.date.available2019-11-06
dc.date.available2019-11-06T11:47:35Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa- ensinopt_BR
dc.subjectCultura de língua inglesapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectEnglish language culturept_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEITE, Vicente Obede Quental.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching culture through music in English language classes.pt_BR
dc.identifier.citationLEITE, Vicente Obede Quental. O ensino de cultura por meio da música nas aulas de língua inglesa. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VICENTE OBEDE QUENTAL LEITE. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS- LÍNGUA INGLESA. 2018.pdfVicente Obede Quental Leite. TCC. Licenciatura em Letras- Língua Inglesa. 2018.590.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.