Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8906
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1QUEIROGA, Marcílio Garcia de.-
dc.contributor.advisor1IDQUEIROGA, M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1587726556477554pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Maria de Lurdes Dionizio.-
dc.contributor.referee2SOUSA, José Wanderley Alves de.-
dc.description.resumoO presente estudo procura abordar inicialmente o processo de consolidação da literatura infanto - juvenil no Brasil, destacando a obra do escritor Monteiro Lobato voltada ao público infantil. Ressaltamos, também, a importância não só das obras escritas, mas também das traduzidas e adaptadas por Lobato, focando-nos, mais especificamente no livro Fábulas, objeto de estudo deste trabalho, no qual Lobato adapta os textos de Esopo e La Fontaine. Através dessa obra procuraremos mostrar de que forma o autor em questão utiliza suas traduções/adaptações como forma de consolidar o sistema de literatura infanto-juvenil com tons nacionais. Sabemos que o início da formação da literatura infanto-juvenil está pautado na constituição das duas bases da sociedade: a família e a escola. Foi a partir da estabilização dessas instituições que se deu todo o processo de produção e distribuição do principal objeto da literatura infanto-juvenil: o livro. Monteiro Lobato sempre esteve preocupado quanto à formação cultural dos nossos leitores e este foi um dos motivos para o desenvolvimento deste estudo, o qual, depois de realizado permitiu a compreensão, de maneira aprofundada, de que cada uma das formas de se produzir o livro, seja ele escrito, traduzido ou adaptado, tem seu valor cultural diante da sociedade e transmite muitos ensinamentos para quem o lê. Pode-se também afirmar que isso ocorre de forma satisfatória nas obras de Lobato porque além de serem leituras simples, elas nos são apresentadas num cenário no qual nós nos familiarizamos e também porque são escritas de forma lúdica e envolvente, que nos faz querer estar nas histórias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleA relevância dos textos de monteiro lobato para a consolidação da literatura infanto juvenil no brasil: uma análise de “as fábulas”.pt_BR
dc.date.issued2016-04-25-
dc.description.abstractThis study addresses how occurred the process of children's literature consolidation in Brazil with the appearance of focused work to children's writer Monteiro Lobato. It is noteworthy that was of great importance not only written works, but also translated and adapted ones by him, and that this work object of study focused on one of his adaptations. We know that the beginning of this process is guided by the constitution of two major foundations of society: the family and the school. It was from the stabilization of these institutions that gave the whole process of production and distribution of the main object of Children's literature: the book. Monteiro Lobato has always been concerned about the cultural formation of our readers and this was one of the reasons for the development of this study, which, after undertaking allowed understanding, in depth, that each one of the ways to produce the book, be it written, translated or adapted, has its cultural value to society and conveys many lessons for those who read it. One can also affirm that this is a satisfactory way in the works of Lobato because besides being simple readings, they are presented to us in a scenario in which we become acquainted and also because they are written in a fun and engaging way that makes us want to be in stories.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8906-
dc.date.accessioned2019-11-06T14:08:22Z-
dc.date.available2019-11-06-
dc.date.available2019-11-06T14:08:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura infanto - juvenilpt_BR
dc.subjectMonteiro Lobatopt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectChildren's Literaturept_BR
dc.subjectAdaptationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorESTRELA, Larissa Léa de Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe relevance of monteiro lobato texts to a consolidation of juvenile literature in Brazil: a analysis of “the fables”.pt_BR
dc.identifier.citationESTRELA, Larissa Léa de Lima. A relevância dos textos de monteiro lobato para a consolidação da literatura infanto juvenil no brasil: uma análise de “as fábulas”. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARISSA LÉA DE LIMA ESTRELA. TCC. ESP. EM ESTUDOS LITERÁRIOS.2016.pdfLarissa Léa de Lima Estrela. TCC. ESP. em Estudos Literários.2016.436.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.