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Title: Métodos de identificação e seleção de locais de alto risco de acidentes de trânsito: estudo e recomendações para aplicação em cidades brasileiras.
Other Titles: Methods of identification and selection of high risk traffic accident sites: study and recommendations for application in Brazilian cities.
???metadata.dc.creator???: GÓES, José Ribamar Rocha de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LEAL, José Eugenio.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RABBANI, Soheil Rahnemay.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FONTES, Élio Santana.
Keywords: Acidentes de Trânsito;Acidentes de Trânsito - Estudos;Pontos Negros - Métodos de Identificação;Acidentes de Trânsito - Índice de Risco por Localidade;Porte da Cidade e de Segurança - Variáveis de Risco de Acidentes;Método Alternativo - Recomendações para Aplicação;Métodos do Número de Acidentes;Taxa de Acidentes de Trânsito - Brasil;Traffic-accidents;Traffic Accidents - Studies;Black Points - Identification Methods;Traffic Accidents - Risk Index by Location;Size of the City and Safety - Accident Risk Variables;Alternative Method - Recommendations for Application;Number of Accident Methods;Traffic Accident Rate - Brazil
Issue Date: 15-Jul-1983
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GÓES, José Ribamar Rocha de. Métodos de identificação e seleção de locais de alto risco de acidentes de trânsito: estudo e recomendações para aplicação em cidades brasileiras. 1983. 261f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1983. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8919
???metadata.dc.description.resumo???: Os programas de eliminação de pontos negros compreendem três etapas principais: identificação de locais perigosos, diagnóstico das prováveis causas, tratamento dos locais considerados. Na etapa de identificação tem sido usados vários métodos envolvendo técnicas diversas, de complexidade variável - numéricas, estatísticas e de conflitos - combinadas com enfoques diferenciados da severidade dos acidentes. 0 objetivo do trabalho e caracterizar em que situações um determinado método e adequado, evitando-se, nessas ocasiões, o uso de procedimentos mais elaborados que implicariam em maior custo, sem ganho significativo de precisão; também, procura se identificar os riscos advindos da não adoção desses métodos e as respectivas situações. A metodologia empregada envolve,numa primeira fase, o estudo de todos os métodos considerando, para cada um, a sua fundamentação teórica, os procedimentos para a sua aplicação, as suas vantagens e desvantagens, o seu emprego no Brasil e no exterior. Em seguida, aplica-se cada método, excetuando-se o de conflitos, aos dados disponíveis de 5 cidades brasileiras. Também, compara-se entre s i os resultados fornecidos pelos métodos, verificando-se as mudanças ocorridas quando se muda o método ou quando varia o porte da cidade. Por último, tenta-se identificar deficiências no conjunto selecionado em cada caso,quando considerados a frequência de acidentes e o índice de risco de cada local. Finalmente, conforme as análises realizadas, apresentam-se constatações em relação a cada método e ao uso da severidade. Alem disso, comenta se o emprego de cada método conforme o porte da cidade e o padrão de segurança nela existente. Concluindo, e proposto um método alternativo, combinando, os métodos do número de acidentes e da taxa de acidentes.
Abstract: Black spot elimination programs comprise three main steps: identification of hazardous locations, diagnosis of probable causes, treatment of the considered sites. In the identification stage, several methods have been used involving different techniques of varying complexity - numerical, statistical and conflict - combined with different approaches to the severity of accidents. The objective of the work is to characterize in which situations a certain method is appropriate, avoiding, on these occasions, the use of more elaborate procedures that would imply greater cost, without significant gain of precision; It also seeks to identify the risks arising from not adopting these methods and their situations. The methodology employed involves, in a first phase, the study of all methods considering, for each one, their theoretical foundation, the procedures for their application, their advantages and disadvantages, their use in Brazil and abroad. Each method, except for conflicts, is then applied to the data available from 5 Brazilian cities. Also, we compare the results provided by the methods, verifying the changes that occur when the method is changed or when the size of the city varies. Finally, we try to identify deficiencies in the set selected in each case, when considering the frequency of accidents and the risk index of each location. Finally, according to the analyzes performed, findings are presented regarding each method and the use of severity. In addition, it is discussed the use of each method according to the size of the city and the safety standard therein. In conclusion, an alternative method is proposed, combining the number of accidents and the accident rate methods.
Keywords: Acidentes de Trânsito
Acidentes de Trânsito - Estudos
Pontos Negros - Métodos de Identificação
Acidentes de Trânsito - Índice de Risco por Localidade
Porte da Cidade e de Segurança - Variáveis de Risco de Acidentes
Método Alternativo - Recomendações para Aplicação
Métodos do Número de Acidentes
Taxa de Acidentes de Trânsito - Brasil
Traffic-accidents
Traffic Accidents - Studies
Black Points - Identification Methods
Traffic Accidents - Risk Index by Location
Size of the City and Safety - Accident Risk Variables
Alternative Method - Recommendations for Application
Number of Accident Methods
Traffic Accident Rate - Brazil
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8919
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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