Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8920
Title: Abordagens teóricas sobre a questão da diversidade lingüística no contexto escolar.
Other Titles: Theoretical approaches on a linguistic diversity issue in the school context.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Karla Mylene da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Abdoral Inácio da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
Keywords: Sociolinguística;Linguística;Língua Portuguesa - ensino;Sociolinguistics;Linguistics;Portuguese language - teaching
Issue Date: 4-May-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Karla Mylene da Silva. Abordagens teóricas sobre a questão da diversidade linguística no contexto escolar. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Sabendo-se que o ensino de língua materna está enraizado nas tradições gramaticais, o presente trabalho busca apresentar as contribuições da Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa, a fim de mostrar as suas possíveis intervenções na sala de aula. Para compreendermos como a Sociolinguística se estabeleceu nos estudos acerca da língua, precisamos entender como ocorreram às transformações no ensino de Língua Portuguesa. É importante atentar que tais transformações no ensino da língua foram necessárias diante das necessidades socioculturais dos falantes. É neste momento que a Sociolinguística busca viabilizar um novo posicionamento dos professores em relação à metodologia de ensino, frisando a importância de considerar e respeitar as variedades linguísticas nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, este trabalho se ampara nos pressupostos teóricos de Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004), Tarallo (2005), Antunes (2003), entre outros.
Abstract: Knowing if that mother tongue teaching is rooted in the grammatical traditions, this work sought to present the sociolinguistic contributions to the Portuguese Language Teaching, in order to show its the possible interventions in the class. To understand how the sociolinguistic was established in the studies about the language, we need to understand how transformations in the Portuguese Language Teaching occurred. It is important to take note such changes in the language teaching was necessary face of the socio-cultural needs of the speakers. In this moment that the sociolinguistic make it possible a new positioning of the teachers regarding to teaching methodology, highlighting the importance of consider and to respect linguistic variety of language in the Portuguese classes. Therefore, this work supports in theoretical assumptions of Calvet (2002), Bortoni- Ricardo (2004), Tarallo (2005), Antunes (2003), among others.
Keywords: Sociolinguística
Linguística
Língua Portuguesa - ensino
Sociolinguistics
Linguistics
Portuguese language - teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8920
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KARLA MYLENE DA SILVA NASCIMENTO. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2017.pdfKarla Mylene da Silva Nascimento. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2017.335.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.