Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8921
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMACIEL, N. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3797463341857267pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lurdes.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de estudo a escrita, de modo particular a ortografia. Dados contidos no Anuário da Educação Básica mostram que a porcentagem de alunos que aprendem o que é esperado em cada série tem diminuído nos últimos anos. No que concerne à Língua Portuguesa, menos de 30% dos alunos dominam os conteúdos esperados para essa disciplina. O objetivo geral desta pesquisa é analisar os desafios que perpassam o ensino e a aprendizagem da ortografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: Identificar os desafios do professor em trabalhar a ortografia em sala de aula; investigar como se dá a aprendizagem da ortografia no ensino fundamental; conhecer as dificuldades encontradas pelas crianças na grafia correta das palavras, e por fim, Identificar os avanços dos discentes na aquisição da língua escrita por meio de práticas reflexivas. Os procedimentos metodológicos adotados foram: No primeiro momento a realização da pesquisa bibliográfica em materiais impressos e na internet. Além da pesquisa bibliográfica, neste estudo realizou-se também uma pesquisa do tipo participante que se define pelo envolvimento do pesquisador com os sujeitos da pesquisa na tentativa de superar problemas, conhecendo prováveis soluções. Quanto ao locus de pesquisa, foi uma escola pública estadual na cidade de Sousa- PB. Os sujeitos da pesquisa foram seis alunos e uma professora da 3ª série do ensino fundamental I. A pesquisa foi realizada entre os dias vinte e três de março a vinte de abril do ano de dois mil e quinze. A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista semiestruturada com uma professora e pela análise dos materiais escritos produzidos pelos seis alunos. Optou-se pela abordagem qualitativa. O estudo nos permitiu entender que o ensino da ortografia exige que os encaminhamentos didáticos sejam conscientes, adequados, escolhidos conforme o propósito pretendido, caso contrário os resultados serão ineficazes. Através da pesquisa participante/atividades realizadas com os alunos constatou- se que aprender ortografia é possível. O estudo realizado mostrou que a mediação pedagógica é um fator determinante para que a aprendizagem seja concretizada na criança. Porém não basta escolher bem a metodologia, é na exploração pedagógica feita pelo professor que se dá a aprendizagem. Se a mediação for feita de qualquer forma a aprendizagem tampouco será consolidada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA escrita no ensino fundamental: os desafios inerentes ao ensino e a aprendizagem da ortografia.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThis work is the writing subject matter, particularly spelling. Data contained in the directory of Basic Education show that the percentage of pupils learning what is expected at each grade has declined in recent years. Regarding the Portuguese, less than 30% of the content expected to dominate this discipline. The overall objective of this research is to analyze the challenges that underlie the teaching and learning of spelling in the early years of elementary school. The specific objectives are: Identify the challenges of the teacher to work spelling in the classroom; investigate how the learning of spelling in elementary school; know the difficulties encountered by children in the correct spelling of words, and finally identify the achievements of students in the acquisition of written language through reflective practices. The methodological procedures adopted were: At first the realization of literature in printed materials and on the Internet. In addition to the literature, this study also held a participating type of research that is defined by the involvement of the researcher with the research subjects in an attempt to overcome problems, knowing probable solutions. As for the research locus, it was a state school in the city of Sousa- PB. The subjects were six students and a teacher of the 3rd grade of elementary school I. The survey was held between March 23 to April 20 of the year two thousand fifteen. The data collection was carried out through a semi-structured interview with a teacher and the analysis of written materials produced by six students. We opted for the qualitative approach. The study allowed us to understand that the teaching of spelling requires educational referrals are aware, adequate, chosen according to the intended purpose, otherwise the results will be ineffective. Through participatory research / activities with the students was found to learn spelling is possible. The study showed that the mediation is a determining factor for learning to be effected in the child. But not just choose well the methodology, it is the pedagogical exploitation by the teacher that gives learning. If mediation is made in any way nor learning is consolidated.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8921-
dc.date.accessioned2019-11-06T21:00:40Z-
dc.date.available2019-11-06-
dc.date.available2019-11-06T21:00:40Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectOrtografia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscrita - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectAprendizagem - escritapt_BR
dc.subjectPrática de ensino - ortografia - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectStudy Spelling and Teachingpt_BR
dc.subjectElementary writingpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectLearning - writingpt_BR
dc.subjectTeaching Practice - Spelling - Elementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACIEL, Niete Vieira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWriting in elementary school: the challenges inherent in teaching and learning spelling.pt_BR
dc.identifier.citationMACIEL, Niete Vieira. A escrita no ensino fundamental: os desafios inerentes ao ensino e a aprendizagem da ortografia. 2015. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NIETE VIEIRA MACIEL. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfNiete Vieira Maciel. Monografia Pedagogia. 2015.808.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.