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dc.creator.IDNASCIMENTO, C. A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2490493818501570pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Maria do Socorro.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6964593101151807pt_BR
dc.contributor.referee1CUSTODIO, Fabiano.-
dc.contributor.referee2DINIZ, Paulo Cesar de Oliveira.-
dc.description.resumoNeste trabalho objetiva-se compreender a contribuição da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – Peads para a contextualização da prática pedagógica nas Escolas do Campo. Foram analisadas as mudanças e os limites vivenciados na prática pedagógica na perspectiva de uma contextualização do conhecimento e quais as implicações para a relação com os pais e a comunidade. Duas categorias analíticas foram tratadas neste trabalho são elas: a Prática Pedagógica, como ação coletiva organizada e institucional conformada pelas práticas docente, discente e epistemológica e a Contextualização concebida enquanto prática e espaço social com vida, identidade cultural própria e práticas compartilhadas, socializadas por aqueles que ali vivem e trabalham. Como instrumento de pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa na perspectiva de Estudo de Caso, essa abordagem foi escolhida com a finalidade de conhecer o objeto em sua complexidade e em seu dinamismo próprio, fornecendo informações relevantes para o trabalho. Assim foi escolhida como Campo de Pesquisa a Escola Municipal Baraúnas localizadas na Comunidade do mesmo nome no município de São José do Egito em Pernambuco. Diversos foram os nossos sujeitos interlocutores da pesquisa: gestores escolares, professores, estudantes e pais, diversos também tiveram que ser nossos procedimentos e instrumentos de pesquisa (entrevista semi – estruturada, grupo focal e pesquisa participante). Mudanças significativas foram observadas e atribuídas nas falas dos sujeitos, como contribuição da Peads para a prática pedagógica da escola, seja no manejo e trato com o conteúdo, sejam nas relações entre professores, estudantes, gestores e famílias, seja na infra-estrutura da escola. Mudanças como inovações na prática pedagógica, a utilização de diversos espaços para a realização das aulas, são algumas das mudanças apresentadas. Quanto aos desafios, destaca-se a descontinuidade da política de educação do campo nas escolas. No entanto, percebemos um compromisso efetivo do coletivo para a continuidade desta proposta na escola, e a concepção de que a mesma contribui para um repensar não somente da escola, mais também de seu papel e sua relação com a comunidade e as famílias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA contribuição da PEADS para a contextualização da prática pedagógica nas escolas do campo.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.description.abstractThis work aimed to understand the contribution of the Proposed Educational Support for Sustainable Development - Peads to contextualize the pedagogical practice in Rural Schools. We analyze the changes and limitations experienced in teaching practice from the perspective of a background of knowledge and the implications for the relationship with parents and the community. Pedagogical practice, as organized collective action and institutional practices conformed by teachers, students and epistemological (Souza, 2001, 2009) and designed in context as a practice and social space with life, its own cultural identity and shared practices, socialized by those who live and work there . It was the central analytical categories of work. The qualitative research approach in a case study perspective, our gaze directed in methodological research. The case study approach was chosen because we needed to know the unit in its complexity and its own dynamism, providing relevant information for decision making (Minayo, 2010). So we chose as the Field Research Baraunas Municipal School located in the Community the same name in the municipality of San José of Egypt in Pernambuco. Several speakers were our subjects of research: school administrators, teachers, students and parents, many also had to be our procedures and research instruments. Significant changes are observed and assigned in the statements of the subjects, as Peads contribution to the school's pedagogical practice, both in handling and dealing with content, whether in the relations between teachers, students, administrators and families, whether in school infrastructure . The challenges posed by the discontinuity of public policy in supporting this type of proposal, the lack of an initial and continuing systematic, continuous and powers assumed by the municipal government's specific proposal and overlapping projects and programs that are put to school bodies educational stand as the main limits to the strengthening and affirmation of the contextualization of Education. However, we realize an effective collective commitment to the continuation of this proposal at school, and the view that it contributes to rethink not only the school but also of its role and its relationship with the community and families.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8928-
dc.date.accessioned2019-11-07T09:57:29Z-
dc.date.available2019-11-07-
dc.date.available2019-11-07T09:57:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectContextualized education  pt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Carlos Antonio Sobral do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of PEADS to the contextualization of pedagogical practice in rural schools.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Carlos Antonio Sobral do. A contribuição da PEADS para a contextualização da prática pedagógica nas escolas do campo. 2011. 91f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011.pt_BR
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