Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8931
Title: A contribuição das TIC's na prática pedagógica de duas escolas públicas do cariri paraibano.
Other Titles: The contribution of ICTs in the pedagogical practice of two public schools of cariri paraibano.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Jacqueline Vieira Santos de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Walberto Barbosa da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Bruna Alice Lima da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CALDAS, Patrícia Trindade.
Keywords: Tecnologias da informação e comunicação;Educação contextualizada;Prática pedagógica;Information and communication technologies;Contextualized education  ;Pedagogical practice
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Jacqueline Vieira Santos. A contribuição das TIC's na prática pedagógica de duas escolas públicas do cariri paraibano. 2011. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: As Tecnologias de Informação e Comunicação hoje são muito presentes no cotidiano de professores e alunos, além de ser visível esse crescimento, o estímulo dado por governos principalmente o governo federal é uma constante, com a abertura de laboratórios a doação de notebooks aos profissionais do magistério, bem como a facilidade de que a maioria dos brasileiros em pouco espaço de tempo poderá ter acesso à internet popular. Esta pesquisa aborda o uso das TIC`s na prática pedagógica das Escolas: Professor José Gonçalves de Queiroz e Luiz Mariano, ambas situadas no semiárido do Cariri paraibano, sendo uma localizada na zona urbana e outra na zona rural respectivamente. O objetivo foi investigar como os professores usam a tecnologia no aprendizado dos alunos, bem como se existe uma formação para que os mestres usem tal tecnologia além da forma de condução na prática pedagógica junto às tecnologias. A pesquisa tem base qualitativa, exploratória e descritiva que segundo Vergara (2007, p.47), pode ser definida por “expor características de determinada população ou de determinado fenômeno”. Esta pesquisa também segue um viés de cunho bibliográfico por se tratar de um estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao publico em geral. E, ainda, um estudo de caso que é um “circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão publico, uma comunidade ou mesmo um país. Tem caráter de profundidade e detalhamento. Pode ou não ser realizado no campo” (Op. Citada, p.49).
Abstract: The information and communication technologies today are very present in everyday life of teachers and students, and this growth is visible, the stimulus given by governments especially the federal government is a constant, with the opening of the donation of laboratory notebooks for teaching professionals as well as the feature that most Brazilians in a short space of time may have access to the internet popular. This research addresses the use of ICT in pedagogical practice `s School: Professor José Gonçalves de Queiroz and Luiz Mariano, both located in the Cariri semiarid Paraiba, one urban and one rural. O objective was to investigate how teachers use technology in student learning, and if there is training for teachers that use this technology beyond driving in the form of teaching practice with technology. The research is based on qualitative, exploratory and descriptive second Vergara (2007, p.47) can be defined by "exposing characteristics of a given population or specific phenomenon. Our research also follows a bias slant literature because it is a "systematic study developed based on material published in books, magazines, newspapers, electronic networks, ie, material accessible to the general public. And yet a case study that is "limited to one or a few units, understood as such a person, a family, a product, a company, a public agency, a community or even a country. It has character depth and detail. It may or may not be realized in the field "(Op. cited, p.49).
Keywords: Tecnologias da informação e comunicação
Educação contextualizada
Prática pedagógica
Information and communication technologies
Contextualized education  
Pedagogical practice
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8931
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JACQUELINE VIEIRA SANTOS OLIVEIRA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2011.pdf Jacqueline Vieira Santos Oliveira - TCC Esp. Educação Contextualizada 2011. 925.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.