Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8932
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, L. F. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1PORTO, Shirley Barbosa das Neves.-
dc.contributor.advisor1IDPORTO, S. B. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960345947344178pt_BR
dc.contributor.referee1CAMPOS, Kátia Patrícia Benevides.-
dc.contributor.referee2BRASILEIRO, Ilza Maria do Nascimento.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.santos-
dc.description.resumoEsta monografia é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Municipal de Baraúnas, zona rural de São José do Egito, estado de Pernambuco. No trabalho dialogamos sobre a educação contextualizada e o projeto de ressignificação conceitual do Semiárido Brasileiro com as obras de autores como: Silva (2008), Silva (2009), entre outros. As bases teóricas sobre planejamento de ensino vêm de Turra (1992), Vianna (1986), Gandin (2007) etc. Nosso objetivo foi analisar o papel do planejamento de ensino, baseado na prática educativa da Peads (Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável) para a construção de uma realidade de ensino contextualizada no campo. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, e utilizamos como instrumentos para a produção das informações nas visitas à escola a observação participante, o caderno de campo e a entrevista semiestruturada. Estes deram suporte ao trabalho realizado para a compreensão de como o planejamento de ensino se efetiva no dia a dia da escola. Com estes dados, foi possível perceber que a escola citada faz o planejamento de ensino e consegue pôr em prática a proposta da Peads no âmbito de uma educação contextualizada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.description.abstractThis monograph is the results of a survey on school Municipal de Baraúnas, São José do Egito countryside, Pernambuco State. In this paper, we dialogue about contextualized education and the reframing conception project of the Brazilian semi-arid region with works of authors such as: Marinho Silva(2008), Silva (2009), among others. The theoretical bases of educational planning comes from Turra (1992), Vianna (1986), Gandin (2007), etc. Our objective was to analyze the role of education planning, based on the educational practice from Peads (Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável) to build a reality in the country context of teaching. Was used as a way qualitative research of methodology, study case type, and used as tools for the production of information on school visits, participant observation, field diary and semi-structured interview, these gave support to the work done to understand how planning education is effective in day-to-day in school. With this information, we can see that the school cited above do the teaching planning and can implement the Peads‟ proposal within an education context.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8932-
dc.date.accessioned2019-11-07T10:26:40Z-
dc.date.available2019-11-07-
dc.date.available2019-11-07T10:26:40Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectPlanejamento de ensinopt_BR
dc.subjectSemiárido brasileiropt_BR
dc.subjectContextualized education  pt_BR
dc.subjectTeaching planning  pt_BR
dc.subjectBrazilian semiaridpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Lúcia de Fátima Simões dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePEADS, teaching planning and contextualized education: a case study in the municipal school of Baraúnas.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Lúcia de Fátima Simões dos. A PEADS, o planejamento de ensino e a educação contextualizada: um estudo de caso na escola municipal de Baraúnas. 2011. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8932pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LÚCIA DE FÁTIMA SIMÕES DOS SANTOS - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2011.pdf Lúcia de Fátima Simões dos Santos - TCC Esp. Educação Contextualizada 20111.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.