Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8935
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | FERREIRA, N. C. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | CAMPELO, Maria da Conceição Miranda. | - |
dc.contributor.advisor1ID | CAMPELO, M. C. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3255658356923420 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SILVA, Maria do Socorro. | - |
dc.contributor.referee2 | ALVES, Harley da Silva. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.ferreira | - |
dc.description.resumo | O presente estudo situa-se no campo da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, tendo como objetivo conhecer os saberes construídos pelos professores das disciplinas de Ciencias e Geografia para uma Educação Contextualizada no Semiárido Paraibano, e ainda verificar através de suas práticas docentes, se o tema é contemplado nos conteúdos e metodologías aplicadas em sala de aula, contribuindo desta forma para a aprendizagem dos educandos. Adotamos para tanto, a pesquisa qualitativa, e a técnica utilizada no procedimento de coleta de dados foi o questionário que aplicamos com cinco (05) profesores, no intuito de conhecer suas concepções sobre saberes docentes para uma Educação Contextualizada. Os dados obtidos na presente pesquisa demonstraram que a discussão sobre a Educação Contextualizada se apresenta ainda de forma muito tímida no espaço escolar. A formação inicial dos profesores nos cursos de licenciatura não possibilita a articulação dos saberes científicos com os da prática, deixando desta forma, lacunas em seu processo formativo, consequentemente implicando na abordagem ineficiente dos conteúdos sobre Semiárido na perspectiva da Educação Contextualizada. Considerando ser este o tema do estudo, concluí-se portanto que nas práticas docentes desses professores da escola selecionada, não há indícios de uma educação pautada na convivência com o Semiárido, a pesar de existirem expectativas e desafios quanto à sua construção. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Construção dos saberes dos professores para uma educação contextualizada no semiárido paraibano. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.description.abstract | The present study lies in the field of Contextual Education for Coexistence in the Brazilian Semiarid, aiming to know the knowledge constructed by teachers of the disciplines of science and geography for a Contextualized Education in Semiarid of Paraiba, and still see through their teaching practices if the subject is included in the contents and methodologies applied in the classroom, thus contributing to the learning of students. We have adopted for both the qualitative research, and the technique used in data collection procedure was applied to the questionnaire with five (05) teachers in order to know his views on teacher knowledge for Contextual Education. The data obtained in this study demonstrated that the discussion of Contextual Education presents still very shy in school.The initial training of teachers in graduate courses does not allow the articulation of scientific knowledge with practice, leaving in this way, gaps in their training process, thus implying the inefficient approach of content on Semiarid the perspective of Contextual Education. Considering this to be the subject of study, it can be concluded therefore that the teaching practices of teachers of the school selected, there is no evidence of an education based in the coexistence with the Semi-Arid despite the fact there are challenges and expectations as to its construction. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8935 | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-07T10:46:25Z | - |
dc.date.available | 2019-11-07 | - |
dc.date.available | 2019-11-07T10:46:25Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Educação contextualizada | pt_BR |
dc.subject | Semiárido | pt_BR |
dc.subject | Teaching knowledge | pt_BR |
dc.subject | Contextualized education | pt_BR |
dc.subject | Semiarid | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FERREIRA, Nydya Christinne Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Construction of teachers' knowledge for a contextualized education in Paraíba semiarid. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Nydya Christinne Silva. Construção dos saberes dos professores para uma educação contextualizada no semiárido paraibano. 2011. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8935 | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NYDYA CHRISTINNE SILVA FERREIRA - TCC ESP. ESDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2011.pdf | Nydya Christinne Silva Ferreira - TCC Esp. Educação Contextualizada 2011 | 336.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.