Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8936
Title: A percepção do professorado do semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada.
Other Titles: The semiarid teacher's perception about the contribution of continuing education to the contextualized education.
???metadata.dc.creator???: MACÊDO, Renata Cristine Santos Ribeiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAMPELO, Maria da Conceição Miranda.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FURTADO, Quézia Vila Flor.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Harley da Silva.
Keywords: Formação continuada;Educação contextualizada;Semiárido;Continuing education  ;Contextualized education  ;Semiarid
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MACÊDO, Renata Cristine Santos Ribeiro. A percepção do professorado do semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada. 2011. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8936
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho, analisamos a percepção do professorado do Semiárido sobre a contribuição da formação continuada para a educação contextualizada. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário junto a professores de uma Escola de Ensino Fundamental do Município de Sumé - PB, com a intenção de saber qual a importância que a formação continuada tem na vida desses profissionais do magistério, bem como, suas concepções sobre formação continuada e educação contextualizada. Para tanto, tivemos por embasamento teórico as propostas dos estudiosos, entre eles, Freire (1996), Hengemühle (2008), Martins (2006), Morin (2000). Chegamos à conclusão que os professores participantes da pesquisa – de abordagem qualitativa - apesar de já terem ouvido falar em Educação Contextualizada, não conseguem relacionar a formação continuada a uma proposta de educação contextualizada, pois em sua maioria, como constatamos, os cursos de formação continuada oferecidos para professores da referida região não contemplam tal abordagem em seus conteúdos e propostas formativas para aperfeiçoamento docente.
Abstract: In this paper we analyze the perception of the Semi-Arid teachers on the contribution of continuing education for the education context. Used as instrument of data collection the application of questionnaire to teachers of an elementary School from Sume city - PB, with the intention of knowing how important continuing education of these professionals have in the life of teaching, as well as his point of views on education and continuing education context. To this end, we had the theoretical framework proposed by scholars, Freire (1996), Hengemühle (2008), Martins (2006), Morin (2000). We have found that teachers participating in the survey in spite of having heard of Contextual Education, can not relate to the implementation of continuing education an educational proposal in context, mostly because as we found, the continuing education courses offered for teachers in that region do not considerthis approach in their training content and proposals for improving teaching.
Keywords: Formação continuada
Educação contextualizada
Semiárido
Continuing education  
Contextualized education  
Semiarid
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8936
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENATA CRISTINE SANTOS RIBEIRO MACÊDO - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2011.pdfRenata Cristine Santos Ribeiro Macêdo - TCC Esp. Educação Contextualizada 2011304.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.