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Title: Educação ambiental nas escolas do campo: Limites e possibilidades para uma educação contextualizada para convivência com o semiárido.
Other Titles: Environmental education in rural schools: Limits and possibilities for a contextualized education to live with the semiarid.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Tânia de Fátima Leite da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Maria do Socorro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LACERDA, Alecksandra Vieira de.
Keywords: Educação ambiental;Educação contextualizada;Convivência com o semiárido;Environmental education  ;Contextualized education  ;Living with the semiarid
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Tânia de Fátima Leite da. Educação ambiental nas escolas do campo: Limites e possibilidades para uma educação contextualizada para convivência com o semiárido. 2011. 96f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve como finalidade identificar a concepção e o fazer pedagógico com Educação Ambiental nas Escolas do Campo, buscando compreender os limites e as possibilidades para uma contextualização da Educação na perspectiva da convivência com o Semiárido. Nosso objetivo específico foi o contribuir com subsídios para a inserção da Educação Ambiental numa perspectiva da convivência e da sustentabilidade nas propostas pedagógicas das Escolas do Campo. A abordagem qualitativa da pesquisa orientou nosso olhar metodológico para nos aproximar do objeto da investigação, com essa referencia usamos diferentes instrumentos: análise documental, questionário, observação participante e entrevista semi-estuturada. Educação Ambiental conforme (Dewes, Wittckin. 2006), contextualização conforme (Houaiss, 2001), e Convivência entendida conforme (Reis, 2003) Foram às categorias teóricas centrais do trabalho. Como resultados identificamos que: na escola campo de pesquisa existe um fazer pedagógico com Educação Ambiental sistemático em sala de aula e que embora não exista uma Proposta Pedagógica sistematizada num documento específico, ela se expressa na fala e na prática da professora, evidenciando uma diversidade de abordagens que se entrecruzam no fazer pedagógico na sala de aula. Essa diversidade de abordagem impõe limites e as possibilidades para a contextualização da Educação. A criatividade e a interação entre os saberes provenientes da experiência e da prática docente possibilitam uma releitura da professora na proposta apresentada pelos órgãos públicos para ser trabalhado em sala de aula. Portanto, os resultados desafiam as políticas públicas para uma proposta de Educação Ambiental que possibilite a convivência com o Semiárido, e de uma formação docente que contribua para uma prática contextualizada.
Abstract: This work aimed to identify the design and pedagogical doing with Environmental Education in Rural Schools, seeking to understand the limits and possibilities for acontextualization of Education from the perspective of living with the Semi-Arid. Ourspecific objective was to provide insight to the inclusion of environmental educationfrom the perspective of living and sustainability in pedagogical Field Schools. The qualitative research methodology to our gaze directed to approach the object of research, this refers to use different tools: document analysis, questionnaire, participant observation and semi-estuturada. Environmental Education as (Dewes,Wittckin. 2006), as contextualization (Concise Oxford, 2001), as understood and Coexistence (Reis, 2003) were central to the theoretical categories of work. The results identified that in school there is a field of research to teaching withsystematic environmental education in the classroom and that although there is nosystematic Pedagogical a specific document, it is expressed in speech andpractice of teaching, showing a diversity of interconnected approaches to teachingin the classroom. This diversity of approach imposes limits and possibilities for contextualization of Education. The interaction between creativity and knowledge from experience and teaching practice enables a rereading of the teacher in the proposal presented by government agencies to be working in the classroom.Therefore, the results challenge the policies for a proposed environmental educationthat enables coexistence with the Semi-arid, and a teacher training that contributes to a practical context.
Keywords: Educação ambiental
Educação contextualizada
Convivência com o semiárido
Environmental education  
Contextualized education  
Living with the semiarid
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8940
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