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dc.creator.IDSILVA, T. F. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Maria do Socorro.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7348989826366636pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.referee2LACERDA, Alecksandra Vieira de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2011.tccmon.silva-
dc.description.resumoEste trabalho teve como finalidade identificar a concepção e o fazer pedagógico com Educação Ambiental nas Escolas do Campo, buscando compreender os limites e as possibilidades para uma contextualização da Educação na perspectiva da convivência com o Semiárido. Nosso objetivo específico foi o contribuir com subsídios para a inserção da Educação Ambiental numa perspectiva da convivência e da sustentabilidade nas propostas pedagógicas das Escolas do Campo. A abordagem qualitativa da pesquisa orientou nosso olhar metodológico para nos aproximar do objeto da investigação, com essa referencia usamos diferentes instrumentos: análise documental, questionário, observação participante e entrevista semi-estuturada. Educação Ambiental conforme (Dewes, Wittckin. 2006), contextualização conforme (Houaiss, 2001), e Convivência entendida conforme (Reis, 2003) Foram às categorias teóricas centrais do trabalho. Como resultados identificamos que: na escola campo de pesquisa existe um fazer pedagógico com Educação Ambiental sistemático em sala de aula e que embora não exista uma Proposta Pedagógica sistematizada num documento específico, ela se expressa na fala e na prática da professora, evidenciando uma diversidade de abordagens que se entrecruzam no fazer pedagógico na sala de aula. Essa diversidade de abordagem impõe limites e as possibilidades para a contextualização da Educação. A criatividade e a interação entre os saberes provenientes da experiência e da prática docente possibilitam uma releitura da professora na proposta apresentada pelos órgãos públicos para ser trabalhado em sala de aula. Portanto, os resultados desafiam as políticas públicas para uma proposta de Educação Ambiental que possibilite a convivência com o Semiárido, e de uma formação docente que contribua para uma prática contextualizada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEducação ambiental nas escolas do campo: Limites e possibilidades para uma educação contextualizada para convivência com o semiárido.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.description.abstractThis work aimed to identify the design and pedagogical doing with Environmental Education in Rural Schools, seeking to understand the limits and possibilities for acontextualization of Education from the perspective of living with the Semi-Arid. Ourspecific objective was to provide insight to the inclusion of environmental educationfrom the perspective of living and sustainability in pedagogical Field Schools. The qualitative research methodology to our gaze directed to approach the object of research, this refers to use different tools: document analysis, questionnaire, participant observation and semi-estuturada. Environmental Education as (Dewes,Wittckin. 2006), as contextualization (Concise Oxford, 2001), as understood and Coexistence (Reis, 2003) were central to the theoretical categories of work. The results identified that in school there is a field of research to teaching withsystematic environmental education in the classroom and that although there is nosystematic Pedagogical a specific document, it is expressed in speech andpractice of teaching, showing a diversity of interconnected approaches to teachingin the classroom. This diversity of approach imposes limits and possibilities for contextualization of Education. The interaction between creativity and knowledge from experience and teaching practice enables a rereading of the teacher in the proposal presented by government agencies to be working in the classroom.Therefore, the results challenge the policies for a proposed environmental educationthat enables coexistence with the Semi-arid, and a teacher training that contributes to a practical context.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8940-
dc.date.accessioned2019-11-07T11:25:49Z-
dc.date.available2019-11-07-
dc.date.available2019-11-07T11:25:49Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectConvivência com o semiáridopt_BR
dc.subjectEnvironmental education  pt_BR
dc.subjectContextualized education  pt_BR
dc.subjectLiving with the semiaridpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Tânia de Fátima Leite da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education in rural schools: Limits and possibilities for a contextualized education to live with the semiarid.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Tânia de Fátima Leite da. Educação ambiental nas escolas do campo: Limites e possibilidades para uma educação contextualizada para convivência com o semiárido. 2011. 96f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8940pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

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