Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8951
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, S. C. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9895629201601828pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Hérica Paiva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284pt_BR
dc.contributor.referee1FREITAS, Erlane Aguiar Feitosa de.
dc.contributor.referee2PINTO, Zuleide Pereira dos Santos.
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é compreender como ocorre o processo de retextualização, através dos gêneros orais para os gêneros escritos. Para isso, realizou-se um estudo sobre a importância de trabalhar os textos, em sala de aula, através dos gêneros orais e escritos, numa perspectiva do letramento social. Com isso, destacamos a necessidade do professor considerar, na escola, os conhecimentos prévios de seus alunos, ou seja, toda a bagagem que ele possui através de suas experiências de vida, de seus valores e, principalmente, de sua cultura. Nesta perspectiva, o trabalho está fundamentado nas pesquisas desenvolvidas por Marcuschi (2001; 2002; 2005; 2008), Beaugrande & Dresseler (1981; 1997), Soares (2001;2006; 2008), Travaglia (2003), Dell’Isola (2007), Kleiman (2000; 2005; 2008), Antunes (2003), Bakhtin (2000; 2003), dentre outros, através de uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico que teve por base estudos realizados em livros e textos acadêmicos escritos e virtuais. Por considerar a retextualização como a produção de um novo texto a partir de um ou mais textos-base, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção a ser realizada, com alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, sobre a retextualização do gênero cordel para o gênero fábula segundo as indicações do letramento, com a intenção de contribuir para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleDa oralidade para a escrita: uma prática de retextualização.pt_BR
dc.date.issued2016-10-14
dc.description.abstractThis research aims to understand the development of retextualization process through the oral genres for writing genres. For this work, a study was conducted about the importance of working texts in class lesson through oral and written genres, from a perspective of social literacy. Thus, we emphasize the need for the attention of the teacher, the school, in relation to the previous knowledge of the students, that is, all the baggage he has through his life experiences, his values and especially his culture. In this perspective, the work is based on research carried out by Marcuschi (2001; 2002; 2005; 2008), Beaugrande & Dresseler (1981; 1997), Soares (2001,2006, 2008), Travaglia (2003), Dell'Isola (2007) Kleiman (2000; 2005; 2008), Antunes (2003), Bakhtin (2000; 2003), among others, through a qualitative approach, bibliographical nature which was based on studies in books, writings and virtual academic texts. Considering the retextualization as the production of a new text from one or more base- texts, this work presents a proposal of appropriate intervention for students of the 6th year of basic education. It uses the retextualization from the cordel genre to the genre fable according to literacy guidelines, with the intention of contributing to the development of reading and writing skills of students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8951
dc.date.accessioned2019-11-07T14:23:01Z
dc.date.available2019-11-07
dc.date.available2019-11-07T14:23:01Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPortuguese Language - Teachingpt_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectTextpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Sâmia Charleine Santos do.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom orality to writing: a practice of retextualization.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Sâmia Chaleine Santos do. Da oralidade para a escrita: uma prática de retextualização. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SÂMIA CHARLEINE SANTOS DO NASCIMENTO. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2016.pdfSâmia Charleine Santos do Nascimento. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2016.635.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.