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Title: Avaliação do nível de conhecimento e perfil de consumidores de produtos diet e light que frequentam dois supermercados em Campina Grande/ PB.
Other Titles: Assessment of knowledge level and profile of consumers of diet and light products attending two supermarkets in Campina Grande.
Evaluación del nivel de conocimiento y perfil de los consumidores de productos dietéticos y light que asisten a dos supermercados en Campina Grande/PB.
???metadata.dc.creator???: PEIXOTO, Manuella Italiano.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ESMERO, Janaína Almeida Dantas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GONDIM, Carolina de Miranda.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTI, Mayra da Silva.
Keywords: Diet;Light;Rotulagem de alimentos;Consumidores;Food Labeling;Consumers
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEIXOTO, Manuella Italiano. Avaliação do nível de conhecimento e perfil de consumidores de produtos diet e light que frequentam dois supermercados em Campina Grande/ PB. 2015. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O aumento das doenças crônicas não transmissíveis e a maior necessidade em ter hábitos alimentares saudáveis, levou a necessidade de produzir alimentos específicos a essas condições. Com isso, surgiram os alimentos diet e light. Os alimentos diet possuem uma redução significativa ou isenção de algum nutriente específico, a saber: carboidrato, gordura, proteína e sódio. Geralmente, atendem às necessidades de pessoas em condições fisiológicas e metabólicas específicas. Os alimentos light devem ter uma redução de no mínimo 25% de algum componente ou de calorias totais na porção, comparando-os ao produto tradicional. No entanto, para que esses alimentos possam apresentar os benefícios aos quais se propõem, é necessário que os consumidores saibam os conceituar corretamente e compreender as suas finalidades; sendo a leitura e interpretação dos rótulos alimentares parte fundamental desse processo. Desse modo, o estudo teve como proposta avaliar o nível de conhecimento e perfil de consumidores de produtos diet e light que frequentam dois supermercados em Campina Grande/PB. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, quantitativo que foi desenvolvido em dois supermercados. Utilizou-se um questionário padronizado contendo 13 perguntas contemplando a identificação do consumidor, dados antropométricos, conhecimento/consumo de produtos diet e light, leitura e interpretação de rótulos alimentares. Diante dos dados coletados se identificou que o sexo feminino, faixa etária de 25 a 34 anos, ensino médio completo, estado nutricional eutrófico e 3 a 5 salários mínimos, foram as variáveis mais prevalentes. De modo geral, os consumidores não sabem definir alimentos diet e light, sendo os diet isentos ou com pouco açúcar, enquanto os light isentos ou com menos gordura. Inferimos que uma maior escolaridade e renda influencia o nível de conhecimento dos indivíduos apenas com relação aos produtos lights. Houve contradição entre afirmar saber conceitua-los e conceituar corretamente. Os indivíduos utilizam os alimentos diet e light por associarem como saudáveis e proporcionarem perda de peso. A televisão e internet foram os meios mais utilizados para se obter informações sobre esses alimentos. Quanto aos rótulos, a maioria dos consumidores que os lêem compreendem. Apesar de todos os consumidores relatarem saber a importância do mesmo, grande parte nunca leu ou ouviu falar no Manual de Orientação da ANVISA para consumidores. Boa parte dos consumidores confia nos rótulos e todos afirmaram ser importante. Por fim, tendo em vista que geralmente os consumidores de alimentos diet e light possuem necessidades específicas, e que os conceitos não estão bem esclarecidos pela população, deve-se pensar em estratégias para melhorar o conhecimento sobre esses produtos e evitar o uso indevido.
Abstract: The increase of not transmissible chronic diseases and greater need in having healthy eating habits, led to the need to produce specific foods for this conditions. Therewith, appear the diet and light foods. The diet foods have a significant reduction or exemption of some specific nutrients, namely: carbohydrate, fat, protein, and sodium. Generally, fulfill the needs of people that has specifics physiological and metabolic conditions. The light foods must have a 25% minimal reduction of any component or total calories in the portion, comparing with the traditional product. However, for this foods may present the benefits that are proposed, is required that consumers know how set them correctly and understand its purposes; reading and interpretation of food labels fundamental part of this process. Thereby, the study has the proposal of evaluating the level of knowledge and the profile of diet and light product consumers that frequent two supermarkets in Campina Grande/PB. This is a study of descriptive character, quantitative that was developed in two supermarkets. Was use a standardized questionnaire with 13 questions contemplating the consumer identification, anthropometric data, knowledge /consumption of diet and light products, reading and interpretation of food labels. With the data collected was identified that females, 25 to 34 years old group, complete secondary school, nutritional status of eutrophic and with an income of 3 to 5 minimum salaries, was the most prevalent variables. Altogether, the consumers do not know how to define diet and light foods, being the diet exemption or with small amounts of sugar, while the light ones exemption or reduced amounts of fat. We infer that greater education and income influence the level of knowledge of individuals only in relation to lights products.. There was a contradiction between claiming to know how define and conceptualizing it correctly. The individuals use diet and light foods by associating them as healthy and for weight loss. The television and internet were the most frequently used methods to obtain information on these foods. As for the labels, the majority of consumers who read understand. Despite all consumers reported knowing the importance of it, much never read or heard about the consumers Guidance Manual by ANVISA. Most consumers rely on labels and all claims to be importante.Lastly, considering that consumers of diet and light foods generally have specific needs and that the concepts are not well defined by the population, should think of strategies to improve knowledge about these products and avoid misuse.
???metadata.dc.description.resumen???: El aumento de las enfermedades crónicas no transmisibles y la mayor necesidad de tener hábitos alimenticios saludables llevaron a la necesidad de producir alimentos específicos para estas condiciones. Como resultado, surgieron la dieta y los alimentos ligeros. Los alimentos dietéticos tienen una reducción o exención significativa de algún nutriente específico, a saber: carbohidratos, grasas, proteínas y sodio. Generalmente, cubren las necesidades de personas con condiciones fisiológicas y metabólicas específicas. Los alimentos light deben tener una reducción de al menos el 25% de algún componente o calorías totales en la porción, comparándolos con el producto tradicional. Sin embargo, para que estos alimentos puedan presentar los beneficios para los que se proponen, es necesario que los consumidores sepan conceptualizarlos correctamente y comprender sus propósitos; leer e interpretar las etiquetas de los alimentos es una parte fundamental de este proceso. Así, el estudio tuvo como objetivo evaluar el nivel de conocimiento y el perfil de los consumidores de productos dietéticos y light que asisten a dos supermercados en Campina Grande/PB. Se trata de un estudio descriptivo, cuantitativo, que se desarrolló en dos supermercados. Se utilizó un cuestionario estandarizado de 13 preguntas, que abarcó la identificación del consumidor, datos antropométricos, conocimiento/consumo de productos dietéticos y light, lectura e interpretación de las etiquetas de los alimentos. Ante los datos recolectados, se identificó que el sexo femenino, grupo etario de 25 a 34 años, secundaria completa, estado nutricional eutrófico y de 3 a 5 salarios mínimos, fueron las variables más prevalentes. En general, los consumidores no saben definir dieta y alimentos light, siendo dieta libre o con poca azúcar, mientras que los alimentos light son libres o con menos grasa. Inferimos que la educación superior y los ingresos influyen en el nivel de conocimiento de los individuos sólo en relación con los productos de luces. Existía una contradicción entre pretender saber conceptualizarlos y conceptualizarlos correctamente. Las personas usan alimentos dietéticos y livianos porque son saludables y ayudan a perder peso. La televisión e internet fueron los medios más utilizados para obtener información sobre estos alimentos. En cuanto a las etiquetas, la la mayoría de los consumidores que los leen entienden. Aunque todos los consumidores afirman conocer la importancia del mismo, la mayoría nunca leyó ni escuchó sobre el Manual de Orientación al Consumidor de la ANVISA. La mayoría de los consumidores confían en las etiquetas y todos dijeron que es importante. Finalmente, dado que los consumidores de alimentos dietéticos y light generalmente tienen necesidades específicas, y que los conceptos no son bien entendidos por la población, se deben pensar estrategias para mejorar el conocimiento sobre estos productos y evitar su uso indebido.
Keywords: Diet
Light
Rotulagem de alimentos
Consumidores
Food Labeling
Consumers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Dietética
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8957
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