Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8967
Title: Avaliação qualitativa de interfaces bancárias, com proposta de diretrizes de projeto.
Other Titles: Qualitative evaluation of banking interfaces, with proposed project guidelines.
???metadata.dc.creator???: SILVA FILHO, José Bezerra da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TURNELL, Maria de Fátima Queiroz Vieira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Francisco Antônio Morais de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MORAIS, José Bezerra de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: CAMELO, Maria de Fátima.
Issue Date: 30-Jun-1992
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA FILHO, José Bezerra. Avaliação qualitativa de interfaces bancárias, com proposta de diretrizes de projeto. 1992. 149f. (Dissertação de Mestrado em Informática), Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - PB, 1992.
???metadata.dc.description.resumo???: A crescente oferta de serviços bancários automatizados, atendendo a uma faixa cada vez maior de usuários, levou-nos a estudar os aspectos relevantes na comunicação entre o usuário e o terminal - Banco Eletrônico, e sua influencia no grau de satisfação do usuário. Esta dissertação apresenta os resultados de levantamento estatístico feito a partir de uma amostra de usuários das três instituições financeiras oficiais com maior volume de empréstimos, aplicados na região Nordeste. Na pesquisa, foram determinados os níveis de satisfação dos usuários, seus perfis e grau de importância atribuído a cada elemento de um conjunto de 18 aspectos: nove técnicos e nove de fatores humanos relacionados com a qualidade da comunicação usuário/terminal. A partir da analise desses dados, dos perfis dos respondentes, e da analise técnica dessas interfaces, foi possível estabelecer relações que permitiram embasar a proposta de diretrizes de projeto de interfaces para sistemas do tipo Banco Eletrônico, destinadas a otimizar a interação.
Abstract: With the growing bank automotion which reaches an increasing number of users with an also growing variety of services, we were motivated to study the relevante factors in the communication between the user and the terminal-"Electtonic Bank" from the users satisfaction point of view. This dissetation presents the results of a statistical analysis based upon an opinion pole applied to the three bigest oficial banks in volume of borrwing and with branches in the northest region of Brazil. From this research it was possible to determine the level of satisfaction of the users and the degree of importance amibuted to each one of the elements in a set of 18 aspects: nine technical and nine the factors human based, all related to the quality of the communication between the user and the banc terminal. From the data analysis, the respondents profile, and the tecnical analysis of these interfaces, it was possible to establish some relaions which were the basis for the proposal of the guidelines for the project of the "eletronic banks" interfaces, which will conuibute to optimize the interaction.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8967
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ BEZERRA SILVA FILHO - DISSERTAÇÃO PPGCC 1992.pdfJosé Bezerra Silva Filho - Dissertação PPGCC 1992.7.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.