Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/896
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLOIOLA, M. V. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5263708732960747pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Aline Costa.
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA, A. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332107317093873pt_BR
dc.contributor.referee1RIBEIRO, George do Nascimento.
dc.contributor.referee2MARACAJÁ, Patricio Borges.
dc.description.resumoA informática está cada vez mais presente na vida escolar, seja via internet, multimídia ou outros. Compreender a espacialidade dos fenômenos estudados, no presente e no passado, e compará-lo por meio de suas sobreposições, é algo que a própria Geografia busca fazer, e compreender e utilizar a linguagem cartográfica, ampliando as possibilidades dos alunos de analisar informações em vários campos do conhecimento, além de contribuir para a estruturação de uma noção espacial. O objetivo desse projeto foi de aplicar as possibilidades de uso de geotecnologias como incentivo para o ensino da geografia na EEEFM Plínio Lemos, do município de Puxinanã – PB, buscando verificar a visão temporal dos educandos a cerca de seu meio ambiente e as modificações ao longo do tempo. Foi aplicado um questionário nas turmas do 3º Ano médio, turno manhã, onde 50% afirmaram saber o que são geotecnologias e que têm acesso a softwares do gênero (Google Earth, Wikimapia e GPS-Sistema de Posicionamento Global), 73,8% disseram não terem sentido dificuldade em responder o questionário, no entanto, o tempo usado para responder o mesmo bem como as vezes em que os aplicadores do questionário foram chamados para tirar dúvidas mostram o contrário. É importante destacar que 85,7% dos alunos afirmaram que nunca tinham ouvido falar esse termo por parte do professor da disciplina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleGeotecnologias aplicadas ao ensino de geografia: um recurso tecnológico de aprendizado para o ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2018-03
dc.description.abstractInformation technology is increasingly present in school life, either via the Internet or other multimedia. Understanding the spatiality of the phenomena studied, the present and the past, and compare it with their overlapping, is something that own search geography do, and understand and use the cartographic language, expanding the possibilities of students to analyze information in various fields of knowledge, and contribute to the development of a space notion. The project goal was to apply the geo usage possibilities as an incentive to the teaching of geography in EEEFM Pliny Lemos, the municipality of Puxinanã – PB, seeking to verify the temporal vision of the students about their environment and changes over of time. A questionnaire in class 3rd year average was applied, morning shift, where 50% said they know what they are geotechnology and who have access to the genus software (Google Earth, Wikimapia and Global Positioning System-GPS), 73.8% said they did not have experienced difficulty in answering the questionnaire, however, the time used to answer the same and the times in which the questionnaire applicators were called to answer questions show otherwise. Importantly, 85.7% of students said they had never heard that term by the subject teacher.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/896
dc.date.accessioned2018-06-06T12:40:50Z
dc.date.available2018-06-06
dc.date.available2018-06-06T12:40:50Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectInternet.pt_BR
dc.subjectPlataforma livre.pt_BR
dc.subjectCorrelação espaço-temporal.pt_BR
dc.subjectCartografia.pt_BR
dc.subjectGeotecnologias.pt_BR
dc.subjectNovas tecnologias.pt_BR
dc.subjectFree platform.  pt_BR
dc.subjectSpatio-temporal correlation.  pt_BR
dc.subjectCartography.  pt_BR
dc.subjectGeotechnology.  pt_BR
dc.subjectNew technologies.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOIOLA, Marcus Vinícius do Carmo.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.referencesLOIOLA, Marcus Vinícius do Carmo. Geotecnologias aplicadas ao ensino de geografia: um recurso tecnológico de aprendizado para o ensino médio. 2018. 25f. Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande – Pombal – Paraíba – Brasil, 2018.pt_BR
dc.title.alternativeGeotechnology applied to the teaching of geography: a technological learning resource for high school.pt_BR
dc.identifier.citationLOIOLA, Marcus Vinícius do Carmo. Geotecnologias aplicadas ao ensino de geografia: um recurso tecnológico de aprendizado para o ensino médio. 2018. 25f . Artigo (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais), Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande – Pombal – Paraíba – Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCUS VINÍCIUS DO CARMO LOIOLA - ARTIGO PPGSA PROFISSIONAL 2018.pdfMarcus Vinicius do Carmo Loiola - Artigo PPGSA Profissional 2018.353.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.