Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8971
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, Maria Janete de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema “Estratégias para vencer os desafios do ensino da literatura na escola”. O trabalho evidencia a importância da literatura na escola contribuindo para o crescimento emocional, cognitivo e para a identificação pessoal da criança, despertando na criança criatividade e o desenvolvimento da criança para que esta venha a ter a percepção para diferentes resoluções de problemas os quais são elementos necessários na formação da criança. Nesse sentido, o objetivo geral do trabalho é analisar a utilização da literatura na sala de aula. E objetivos específicos: identificar os tipos de textos de literatura utilizados nas aulas com as crianças; averiguar como a literatura está sendo trabalhada em sala de aula; identificar como as crianças interagem com a literatura. Para a realização do trabalho utilizou-se como metodologia a aplicação de um questionário que permitiu compreender a temática. No primeiro capitulo realizamos um estudo teórico sobre a história da literatura e sua respectiva influência na vida da criança ao longo dos séculos assim, podemos ver o passado nas suas relações com o presente. O segundo capítulo traz uma abordagem sobre os desafios que os professores enfrentam na sala de aula, destacando a importância de se trabalhar com a literatura na escola, a qual às vezes deixa passar de forma negligente as várias estratégias de se trabalhar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No terceiro capítulo fizemos uma análise sobre as estratégias e utilização da literatura na sala de aula, através das informações obtidas com a aplicação do questionário. Por fim, apresentamos as considerações finais e reflexões pertinentes que surgiram durante o processo de desenvolvimento da pesquisa e na análise de dados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEstratégias para vencer os desafios do ensino da literatura na escola.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe present work has the theme Strategies for the challenges of teaching reading in school work highlights the importance of the literature infant in schools contributing to the emotional, cognitive growth and personal identification of the child, the child awakening creativity and contributing to it perception have come to different resolutions of problems which are necessary elements in the formation of the child. Accordingly, the general objective is to analyze the use of the literature infant in the classroom of kindergarten and elementary education. And specific objectives: To identify the types of the literature infant texts used in class; To Check how literature infant is being worked on in the classroom; To observe how children interact with literature infant. To carry out the work was used as a research methodology with educators from elementary school through a questionnaire that allows us to understand how literature infant is of paramount importance to the child. In the first chapter performed a theoretical study on a brief history of the literature infant and their respective influence in children's lives over the centuries so we can see the differences in their past with the present. The second chapter is a discussion of the challenges that teachers face in the classroom, also highlights the importance of working with the reading of the literature infant in school which sometimes passes unnoticed the various modalities of working reading, which even give possibilities to work various activities in early childhood education and the first years of elementary school. In the third chapter we made an analysis on the use of the literature infant in the classroom, through information obtained from the questionnaire. Finally, we present the relevant conclusions and reflections that emerged during the development process of the research and data analysis.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8971-
dc.date.accessioned2019-11-07T21:18:23Z-
dc.date.available2019-11-07-
dc.date.available2019-11-07T21:18:23Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducandopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectStrategiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Lourifran Furtado.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStrategies to overcome the challenges of teaching literature at school.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Lourifran Furtado. Estratégias para vencer os desafios do ensino da literatura na escola. 2014. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LOURIFRAN FURTADO NASCIMENTO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfLourifran Furtado Nascimento. Monografia Pedagogia. CFP 2014. 280.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.