Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8974
Title: Atuação do farmacêutico: educação em saúde nos serviços de saúde mental.
Other Titles: Pharmacist's role: health education in mental health services.
Papel del farmacéutico: educación sanitaria en los servicios de salud mental.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Marizaldo de Souto.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DINIZ, Rodrigo dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIAS, Andrezza Duarte de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Yonara Monique da Costa.
Keywords: Saúde Mental;Educação em Saúde;Assistência Farmacêutica;Mental Health;Health Education;Pharmaceutical Services;Salud Mental;Educación para la Salud
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Marizaldo de Souto. Atuação do farmacêutico: educação em saúde nos serviços de saúde mental. 2015. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Transtornos mentais (TM) ou de comportamento são importantes problemas de saúde em todo o mundo devido a sua alta prevalência, incidência e custo. O farmacêutico por ser um dos profissionais mais acessíveis, pode desempenhar um papel decisivo no atendimento aos usuários acometidos por tais transtornos, visando alcançar eficácia e eficiência na assistência prestada aos pacientes. Portanto, esse estudo teve como finalidade realizar um levantamento de dados sobre a atuação dos farmacêuticos nos serviços de saúde mental na perspectiva da educação em saúde. Para isso, foi desenvolvido uma revisão bibliográfica não sistemática de abordagem qualitativa, realizada nas bases de dados SciELO, Lilacs (inseridas na biblioteca virtual em saúde - Bireme) e Pubmed, buscando publicações entre o período de 2004 e 2015. Os resultados mostraram que o impacto das intervenções farmacêuticas (IF) em portadores de transtornos mentais foi relevante, obtendo uma positiva avaliação por parte dos usuários, apresentando resultados clínicos, humanísticos e econômicos satisfatórios. Atividades educativas desenvolvidas com os pacientes foram relatadas na maioria dos estudos, no entanto apenas uma minoria foi descrita como educação em saúde. Apesar dos resultados positivos, a atuação do profissional farmacêutico nessa área ainda é escassa, tendo em vista que é elevada a distribuição de TM no mundo. Percebe-se que a prática farmacêutica junto à população portadora dessas doenças é extremamente reduzida ou pouco divulgada.
Abstract: Mental disorders (TM) or behavior are a major health problem worldwide due to its high prevalence, incidence and cost. The pharmacist to be one of the most affordable professional, can play a decisive role in serving users affected by these disorders in order to achieve effectiveness and efficiency to patients’ assistance. Therefore, this study aimed to conduct a survey data on the performance of pharmacists in mental health services with health education. For this, we developed a non-systematic literature review of qualitative approach, held in databases SciELO, Lilacs (inserted in the virtual library in health - Bireme) and Pubmed, seeking publications between the period 2004 and 2015. The results showed that the impact of pharmaceutical interventions (IF) in patients with mental disorders was relevant, obtaining a positive assessment by the users, showing clinical, humanistic and economic satisfactory. Educational activities with patients have been reported in most studies, however only a minority was described as health education. Despite the positive results, the pharmacist performance in this area is still scarce, considering that the TM is high distribution worldwide. It is noticed that the pharmaceutical practice by the carrier of these diseases population is extremely low or little known.
???metadata.dc.description.resumen???: Los trastornos mentales (DM) o del comportamiento son problemas de salud importantes en todo el mundo debido a su alta prevalencia, incidencia y costo. El farmacéutico, como uno de los profesionales más accesibles, puede jugar un papel decisivo en la atención de los usuarios afectados por este tipo de trastornos, con el objetivo de lograr la eficacia y eficiencia en la atención brindada a los pacientes. Por tanto, este estudio tuvo como objetivo realizar una encuesta de datos sobre el desempeño de los farmacéuticos en los servicios de salud mental desde la perspectiva de la educación para la salud. Para ello, se desarrolló una revisión bibliográfica no sistemática con enfoque cualitativo, realizada en las bases de datos SciELO, Lilacs (insertadas en la biblioteca virtual en salud - Bireme) y Pubmed, buscando publicaciones entre el período 2004 y 2015. Los resultados mostraron que El impacto de las intervenciones farmacéuticas (IF) en pacientes con trastornos mentales fue relevante, obteniendo una valoración positiva por parte de los usuarios, con resultados clínicos, humanísticos y económicos satisfactorios. Las actividades educativas desarrolladas con los pacientes se informaron en la mayoría de los estudios, sin embargo, solo una minoría se describió como educación para la salud. A pesar de los resultados positivos, el desempeño del farmacéutico en esta área es aún escaso, considerando la alta distribución de la MT en el mundo. Se advierte que la práctica farmacéutica con la población con estas enfermedades es sumamente reducida o poco publicitada.
Keywords: Saúde Mental
Educação em Saúde
Assistência Farmacêutica
Mental Health
Health Education
Pharmaceutical Services
Salud Mental
Educación para la Salud
???metadata.dc.subject.cnpq???: Psiquiatria
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8974
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Farmácia - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIZALDO DE SOUTO LIMA - TCC BACHARELADO EM FARMÁCIA CES 2015.pdfMarizaldo de Souto Lima - TCC Bacharelado em Farmácia CES 2015271.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.