Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8988
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALMEIDA, L. F. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0564101320463193pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, R. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6107356708140208pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2SOUSA, Iskaime da Silva.
dc.description.resumoOs gêneros textuais, das mais diversas naturezas, surgem com o objetivo e a necessidade de se comunicar, ou seja, sempre que falamos ou escrevemos, estamos nos comunicando por meio de gêneros. Com base nisto, a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar e discutir sobre a importância do trabalho com os gêneros argumentativos enquanto ferramentas para a formação de um cidadão crítico nas aulas de língua portuguesa, com intuito de apresentar uma proposta de intervenção ao professor do Ensino Médio. Metodologicamente a investigação possui como característica ser de caráter qualitativo, de cunho etnográfico, de natureza básica, exploratória e de procedimento bibliográfico, e seus sujeitos são alunos e o professor de uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Pombal-PB. O aporte teórico utilizado no estudo advém das contribuições da Linguística Textual, bem como da Linguística Aplicada que muito contribuem para a didática do ensino de língua materna nos dias atuais. Pretende-se com o levantamento e análise dos dados à geração de uma política pública em formato de uma proposta de intervenção ao professor que se configure enquanto importante instrumento de trabalho com textos argumentativos para a inserção do aprendiz na condição de sujeito social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleAnálise das dimensões linguístico - discursivas em textos da ordem do argumentar de alunos do 3º ano do ensino médio: uma contribuição ao professor.pt_BR
dc.date.issued2018-07-31
dc.description.abstractThe textual genres, the most diverse natures, arise with the aim of communicating, that is, whenever we speak or write, we are communicating through genres. The database, general research and research on the importance of work in the Portuguese language, with the purpose of presenting a proposal of training to the English - speaking teacher. Methodology an exam has a qualitative characteristic, ethnographic character, basic nature, exploratory and bibliographic procedure, and their respective students are the teacher of a 3rd grade class of Basic Education of a public school in the municipality of Pombal- PB. Theoretical contribution used in the study of the materials of Textual Linguistics, as well as Applied Linguistics to the great contributions to the education of the mother tongue language in the present day. The intention is to collect and analyze the data to generate a public communication in the form of a proposal of intervention to the teacher that constitutes as an important instrument of work with argumentative arguments for an insertion of the learner as a social subject.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8988
dc.date.accessioned2019-11-08T13:12:41Z
dc.date.available2019-11-08
dc.date.available2019-11-08T13:12:41Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectPortuguese Language - Teachingpt_BR
dc.subjectTextual Genrespt_BR
dc.subjectArgumentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Lucas Fernando Pereira de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of linguistic - discursive dimensions in texts of the order of argumentation of students of the 3rd year of high school: a contribution to the teacher.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Lucas Fernando Pereira de. Análise das dimensões linguístico - discursivas em textos da ordem do argumentar de alunos do 3º ano do ensino médio: uma contribuição ao professor. 2018. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS FERNANDO PEREIRA DE ALMEIDA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2018.pdfLucas Fernando Pereira de Almeida. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2018.2.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.