Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8992
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, R. E. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2499583083939763pt_BR
dc.contributor.advisor1MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.advisor1IDGUIDOTTI, Viviane.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3021482192977577pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.description.resumoO estudo se deu através de inquietações ao analisar o Caderno de Teorias e Práticas do Programa GESTAR II de LP disponibilizado pelo MEC, em que foi notória a ausência do uso das tecnologias e mídias digitais para o ensino especialmente do gênero textual tirinha. Desta forma, o objetivo desse estudo foi analisar os trabalhos que foram selecionados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que abordam o uso das mídias digitais para o ensino de tirinhas, e após a análise propor um curso formação continuada de professores para trabalhar com tirinhas nas aulas de LP, a partir da utilização de um aplicativo educacional disponível no play store denominado Mundo Gaturro. Para tanto, a metodologia que foi utilizada para a realização desse trabalho, se classifica de abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1982 e LÜDKE; ANDRÉ, 1986) e de cunho bibliográfico (SEVERINO, 2007) desenvolvido por meio de uma análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Como referencial teórico para fundamentar a pesquisa, os principais autores foram: Rojo (2012) que trata o letramento e multiletramento, sobretudo, em sala de aula; os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) que ressaltam a significância de se trabalhar os gêneros textuais; Leite (2013) aponta em seus estudos a importância do gênero tirinha e Garcia (2010) sobre a inclusão da tecnologia no ensino e na aprendizagem. Conclui-se que, a partir da análise dos trabalhos selecionados na BDTD, o uso de mídias digitais para o ensino e aprendizagem do gênero textual tirinha, ainda não é incluso de maneira que venha a auxiliar os professores e os alunos de forma satisfatória, mas apenas para a exposição de conteúdos, já que entre os anos de 2013 a 2018 apenas três trabalhos destacam o ensino de tirinhas com o uso de mídias digitais nas aulas de LP. Para amenizar esse afastamento dos professores com os recursos tecnológicos, foi proposto um de curso de formação continuada de professores do ensino fundamental II com intuito de incluir essas ferramentas na sala de aula para o ensino e a produção do gênero tirinha. Espera-se que esse estudo sirva como uma nova reflexão sobre a relevância desse método de ensino e aprendizagem. Assim, propõem-se estudos futuros para a aplicação desse curso de formação de professores, como forma de melhoria para o ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleAnálise de propostas didáticas em torno do gênero tirinha: contribuições ao professor a partir do aplicativo mundo gaturro.pt_BR
dc.date.issued2018-12-13
dc.description.abstractThe study was based on the analysis of the book of Theories and Practices of the GESTAR II Program of LP offered by MEC, in which the absence of the use of digital technologies and media for the teaching especially of the textual genre tirinha was evident. In this way, the objective of this study was to analyze the works that were selected in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) that approach the use of the digital media for the teaching of strips, and after the analysis propose a continuous training course of teachers for working with comics in LP classes, using an educational application available in the play store called Mundo Gaturro. For this, the methodology that was used to carry out this work, is classified as a qualitative approach (BOGDAN; BIKLEN, 1982 and LÜDKE; ANDRÉ, 1986) and a bibliographic one (SEVERINO, 2007) And Andre, 1986). As a theoretical reference to base the research, the main authors were: Rojo (2012), which deals with literacy and multilearning, especially in the classroom; the National Curricular Parameters (1998) that emphasize the significance of working the textual genres; Leite (2013) points out in his studies the importance of the genre tirinha and Garcia (2010) on the inclusion of technology in teaching and learning. It is concluded that, based on the analysis of the works selected in the BDTD, the use of digital media for teaching and learning of the textual genre was not yet included in a way that would help teachers and students satisfactorily, but only for the exhibition of contents, since between the years of 2013 to 2018 only three works highlight the teaching of strips with the use of digital media in LP classes. In order to ease this distance from teachers with technological resources, a course of continuing education of teachers of elementary school II was proposed in order to include these tools in the classroom for the teaching and production of the tirinha genre. It is hoped that this study will serve as a new reflection on the relevance of this method of teaching and learning. Thus, future studies are proposed for the application of this teacher training course, as a form of improvement for teaching.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8992
dc.date.accessioned2019-11-08T13:48:22Z
dc.date.available2019-11-08
dc.date.available2019-11-08T13:48:22Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectTirinhaspt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTextual Genrespt_BR
dc.subjectComic Stripspt_BR
dc.subjectDigital Mediapt_BR
dc.subjectTeaching Practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Raquel Evelly Vieira de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of didactic proposals around the comic strip: contributions to the teacher from the gaturro world application.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Raquel Evelly Vieira de. Análise de propostas didáticas em torno do gênero tirinha:contribuições ao professor a partir do aplicativo mundo gaturro. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAQUEL EVELLY VIEIRA DE ARAÚJO. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2018.pdfRaquel Evelly Vieira de Araújo. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2018.682.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.