Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9000
Title: Nos quadros da literatura: o diálogo entre o romance Frankenstein e sua adaptação para os quadrinhos.
Other Titles: In the literature frames: the dialogue between the novel Frankenstein and its adaptation to comics.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, José Claudio Gomes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PONTES, Carlos Gildemar.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DIAS, Daise Lilian Fonseca.
Keywords: Literatura comparada;História em quadrinhos;Gêneros literários;Frankenstein - análise literária;Comparative literature;Comic;Literary genres;Frankenstein - Literary Analysis
Issue Date: 27-Apr-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, José Claudio Gomes. Nos quadros da literatura: o diálogo entre o romance Frankenstein e sua adaptação para os quadrinhos. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste trabalho é fazer uma análise comparativa entre o clássico romance inglês de Mary Shelley, Frankenstein (1818) e a adaptação em quadrinhos de Fiona Macdonald (2009). Este texto, primeiramente, destaca a importância de se definir as Histórias em Quadrinhos enquanto literatura, bem como delinear a relevância dos gêneros literários para isso. Em seguida, faz uma explanação sobre a relevância da leitura de HQs para a formação do leitor crítico. Após isso, fizemos a análise comparativa das obras citadas, destacando semelhanças e diferenças entre as mesmas. Esta monografia se apoia nas teorias de Coutinho (1978) e Aguiar & Silva (1982) por apresentarem definições da literatura; Coelho (1980) e seus estudos sobre os gêneros literários; Cirne (1977), Eisner (1999) e Ramos (2009) pelos estudos sobre as Histórias em Quadrinhos; Lajolo (2002) e Rezende (2011) por salientarem a importância da do ato de ler; Scholes (1991) e Silva (2012) pelas contribuições sobre literatura de terror que nos orientou na análise das obras citadas. Desse modo, é uma pesquisa que demonstra a importância da leitura de quadrinhos como uma nova literatura para a sociedade leitora.
Abstract: The objective of this paper is to make a comparative analysis of the classic English novel of Mary Shelley, Frankenstein (1818) and the comic adaptation of Fiona Macdonald (2009). This text, first, highlights the importance of defining the Comics as literature, as well as outlining the relevance of literary genres for this. Then we will make an explanation of the relevance of comic reading for the formation of the critical reader. After that, we will make a comparative analysis of the works cited, highlighting similarities and differences between them. This monograph will be based on the theories of Coutinho (1978) and Aguiar & Silva (1982) for presenting literature settings; Coelho (1980) and his studies of literary genres; Cirne (1977), Eisner (1999) and Ramos (2009) for studies on Comics; Lajolo (2002) and Rezende (2011) by emphasizing the importance of the act of reading; Scholes (1991) and Silva (2012) for contributions on horror literature to guide us in the analysis of the works cited. Thus, it is research that demonstrates the importance of reading comics as a new literature for the reader society.
Keywords: Literatura comparada
História em quadrinhos
Gêneros literários
Frankenstein - análise literária
Comparative literature
Comic
Literary genres
Frankenstein - Literary Analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9000
Appears in Collections:Especialização em Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ CLAUDIO GOMES DANTAS. TCC. ESP EM ESTUDOS LITERÁRIOS.2016.pdfJosé Claudio Gomes Dantas. TCC. ESP em Estudos Literários.2016.794.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.