Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9001
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDAMASCENO, M. K. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8136188978815199pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, R. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6107356708140208pt_BR
dc.contributor.referee1PERREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2SOUSA, Iskaime da Silva.
dc.description.resumoOs Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) preveem que umas das contemplações das aulas de língua portuguesa seja a oralidade, através de seus usos e formas. O seminário, por exemplo, um dos poucos gêneros orais formais solicitados nas escolas, é praticado sem que haja um verdadeiro exercício didático em torno das suas particularidades como: entonação, pausa, ritmo, discurso bem elaborado, articulação gestual harmônica, interação com o ouvinte, nem muito menos seu conteúdo, o seu estilo e, a sua estrutura composicional. Com base em tal informação, o objetivo desta pesquisa é analisar e descrever o papel discursivo de tal gênero nas práticas escolares enquanto forma de inscrever o aluno na condição de sujeito social. Trata-se de uma pesquisa aplicada e qualitativa, cujos sujeitos são os professores e os alunos do 2º ano do Ensino Médio que se submeteram à apresentação de seminários. Para fundamentar a investigação tomamos como ancoragem teórica os pressupostos de Bakhtin (2003) Dolz & Schneuwly (2010), PCNs (1998), Fávero, Andrade e Aquino (2005), Porto (2009), Vieira (2007), Orlandi (2013) dentre outros. Através da análise dos dados foi possível constatar que ainda não são efetivamente sistematizadas práticas para o trabalho com gêneros discursivos orais formais, e quando são ainda são feitas desconsiderando a dimensão discursiva da língua. Apesar de a oralidade ocupar um lugar de proeminência no dia a dia, reina nas aulas com maior predominância o eixo da modalidade escrita, com ênfase na análise gramatical, deixando-se de lado muitas vezes o viés da abordagem discursiva e da interação verbal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titlePráticas escolares com o gênero oral seminário: um estudo à luz da abordagem discursiva.pt_BR
dc.date.issued2018
dc.description.abstractThe Parâmetros Curriculares Nacionais (National Curriculum Parameters) (PCN) instruct that orality should be one of the contemplations of Portuguese language classes, taking into account its uses and forms. The seminar, for example, one of the few formal oral genres requested in schools, but it is practiced without a real didactic work on its particularities such as: intonation, pause, rhythm, well elaborated speech, harmonious gestural articulation, interaction with the listeners, and even less its content, its style, and its compositional structure. Based on such knowledge, the objective of this research is to analyze and describe the discursive role of the seminar in school practices as a way lead students to be social actors. This is an applied and qualitative research, whose participant actors are the teachers and the second year High School students who have submitted to make seminar presentations. In order to base the research we take as theoretical anchorage the assumptions of Bakhtin (2003), Dolz & Schneuwly (2010), PCNs (1998), Fávero, Andrade and Aquino (2005), Porto (2009), Vieira among others Through the data analysis it was possible to verify that the practices that work with formal oral discursive genres are not yet effectively systematized, and when they are performed, the discursive dimension of the language is disregarded. Although orality occupies a prominent place in daily life, written modality reigns in the classrooms with greater predominance than it, with emphasis on grammatical analysis, often leaving aside a discursive and verbal interaction approach.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9001
dc.date.accessioned2019-11-08T16:34:50Z
dc.date.available2019-11-08
dc.date.available2019-11-08T16:34:50Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGêneros oraispt_BR
dc.subjectSemináriopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectOral Genrespt_BR
dc.subjectSeminarpt_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.subjectDiscursive Genrespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDAMASCENO, Marta Kécia Fernandes.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool practices with the oral gender seminar: a study in the light of the discursive approach.pt_BR
dc.identifier.citationDAMASCENO, Marta Kécia Fernandes. Práticas escolares com o gênero oral seminário: um estudo à luz da abordagem discursiva. 2018. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARTA KÉCIA FERNANDES DAMASCENO. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2018.pdfMarta Kécia Fernandes Damasceno. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2018. 1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.