Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9008
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, C. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1MOURA, José Antão Beltrão.
dc.contributor.advisor1IDMOURA, J. A. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3572375884177951pt_BR
dc.contributor.referee1TURNELL, Maria de Fátima Queiroz Vieira.
dc.contributor.referee2ARCE, John Franklin.
dc.description.resumoO ciclo de vida de um software não termina com o encerramento do códig ofonte. Após tornar disponível o software como um produto, o fabricante de software freqüentemente precisa oferecer serviços de assistência técnica aos usuários visando garantir a operabilidade do software no ambiente e sob as condições de trabalho do usuário. Apesar da importância destes serviços, esta atividade é escassamente referenciada na literatura. Este trabalho identifica e aborda estes serviços de assistência ao usuário de software, também chamados de suporte técnico, dentro do ciclo de vida do software comercial. Diretrizes para planejar, estruturar, organizar e gerenciar uma central de atendimento ao usuário para prestação de suporte técnico por telefone são apresentadas. Um programa para gerenciamento de chamadas telefônicas de suporte técnico também foi desenvolvido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétrica
dc.titleUma proposta de organização para o suporte técnico.pt_BR
dc.date.issued1995-12-04
dc.description.abstractA software life-cycle does not end with the completion of the source code. After making a software product available, the software developer is often required to provide technical assistance in order to guarantee software operability in the user's environment and working conditions. Despite the importance of such services, this activity is scarcely referenced in literature. This dissertation identifies and discusses assistance services, also known as technical support, to software users within the life-cycle of market available software. Guidelines for the design, organization and management of a support unit providing technical assistance by telephone are presented. A software application to manage incoming technical support telephone calls was also developed.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9008
dc.date.accessioned2019-11-08T19:49:01Z
dc.date.available2019-11-08
dc.date.available2019-11-08T19:49:01Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSoftware
dc.subjectSuporte Técnico
dc.subjectAssistência ao Usuário
dc.subjectSoftware - Ciclo de Vida
dc.subjectSuporte Técnico - Gerenciamento
dc.subjectFerramenta Para Tele-suporte
dc.subjectTechnical Support
dc.subjectUser Assistance
dc.subjectSoftware - Life Cycle
dc.subjectTechnical Support - Management
dc.subjectTele-support tool
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Celso Jonas.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn organizational proposal for technical support.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Celso Jonas. Uma proposta de organização para o suporte técnico. 1995. 144f. (Dissertação) Mestrado em Engenharia Elétrica, Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1995.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CELSO JONAS SANTOS - DISSERTAÇÃO PPGEE 1995.pdfCelso Jonas Santos - Dissertação PPGEE 1995.17.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.