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dc.creator.IDARAÚJO, M. S. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7637035850922308pt_BR
dc.contributor.advisor1QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.contributor.advisor1IDQUEIROGA, M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1587726556477554pt_BR
dc.contributor.referee1DIAS, Deise Lilian Fonseca.
dc.contributor.referee2SOUSA, Eiri Bandeira de.
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico apresenta o estudo dos contos de fadas e visa compreender acerca da importância em adaptar clássicos da literatura para as telas do cinema. Este trabalho tem como objetivos propor uma análise comparativa da adaptação do conto de fadas “A Bela Adormecida” para o cinema, centrando-se na figura de Malévola e visa também, mostrar as variações existentes nos contos “Sol, Lua e Talia” de Basile, “A Bela Adormecida” dos Grimm, e suas versões adaptadas para o cinema: “A bela Adormecida” da Disney (1959) e Malévola (2014). Para isso, buscamos observar aspectos de divergências e semelhanças, levando em consideração que cada linguagem tem suas peculiaridades. Também, pretendemos ressaltar a importância das fadas nas histórias infantis, revelando assim, uma outra perspectiva em perceber o universo ao qual permeiam esses seres mágicos, a partir da releitura das adaptações fílmicas. O foco maior será dado à figura da fada e ao papel desempenhado por ela na narrativa escrita e cinematográfica. Compreendemos o papel que a heroína ou vilã desempenha nos contos e nas adaptações. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, com base nos teóricos: Arroyo (1968); Aries (1973); Abramovich (1997); Zilberman (1994); Diniz (2005); Gotlib (2006); Paio (2006); Stam (2008); Coelho (2012); Hutcheon (2013); Bettelheim (2014). A partir da perspectiva desses autores citados, poderemos analisar com mais profundidade a relevância que tem os contos de fadas para o universo infantil. E, mostrar como o meio literário tenta aproximar-se do universo fílmico ou distanciar-se, mesmo sendo categorias diferentes. Essas duas formas encantam o público jovem até os dias atuais com seus seres fantásticos, seres ditos lendários, mas que por meio da palavra ou através de imagens passadas na tela do cinema, representam um pouco dos valores transmitidos pela tradição oral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleA Bela adormecida e malévola: uma análise de contos de fadas adaptados para o cinema.pt_BR
dc.date.issued2016-04-25
dc.description.abstractThis monographic work presents the study of fairy tales and seeks to understand about the importance to adapt classic literature to cinema screens. This paper aims to propose a comparative analysis of the adaptation of the fairy tale “Sleeping Beauty” to the cinema, focusing on the Evil and it also aims to show the existing variations in “Sun, Moon and Talia” by Basile, “Sleeping Beauty” of Grimm, and their versions adapted to the cinema: “The Sleeping Beauty” (1959) and Disney Maleficent (2014). For this, we observe aspects of diferences and similarities, taking into consideration that each language has its own peculiarities. Also, we wish to highlight the importance of the fairies in children’s stories, revealing a diferente perspective in perceiving the universe to which permeate these magical beings, from the retelling of the film adaptations. Greater focus will be given to the figure of the fairy and the role played by it in written and cinematic narratives. We understand the role heroin or villain plays in stories and adaptations. To do so, we used a search of bibliographical nature, based on theorists: Arroyo (1968); Aries (1973); Abramovich (1997); Zilberman (1994); Diniz (2005); Gotlib (2006); Paio (2006); Stam (2008); Coelho (2012); Hutcheon (2013); Bettelheim (2014). From the perspective of those authors, we can analyse in more depth the relevance that has fairy tales to the children’s universe. And, show how the literary médium tries to approach the filmic universe or distance himself, even though diferente categories. These two forms delight young audiences to the presente day with its fantastic beings, so called legendar beings, but that through the floor or through images passed on the silver screen, represent some of the values transmitted by the oral tradition.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9014
dc.date.accessioned2019-11-08T21:04:45Z
dc.date.available2019-11-08
dc.date.available2019-11-08T21:04:45Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectA Bela Adormecida - adaptação cinematográficapt_BR
dc.subjectMalévola - adaptação cinematográficapt_BR
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectFairy talept_BR
dc.subjectSleeping Beauty - film adaptationpt_BR
dc.subjectMalevolent - film adaptationpt_BR
dc.subjectLiterary analysispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Maria Solange Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSleeping and malevolent beauty: an analysis of film-adapted fairy tales.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Maria Solange Silva. A bela adormecida e malévola: uma análise de contos de fadas adaptados para o cinema. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Literários) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
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MARIA SOLANGE SILVA ARAÚJO. TCC. ESP. EM ESTUDO LITERÁRIOS.2016.pdfMaria Solange Silva Araújo. TCC. ESP. em Estudos Literários.2016. 1.04 MBAdobe PDFView/Open


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